Em 2014, segundo a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), o roubo de veículos segurados em todo o país aumentou 7,1% no primeiro semestre em comparação com o mesmo período de 2013, totalizando 79.257 veículos. O maior índice de roubo em proporção à frota segurada foi verificado no estado de São Paulo, com 1,5%, neste período, apresentando um total de 42.788 veículos roubados para uma frota segurada de 2.790.634 unidades. Pensando nesses índices preocupantes, resolvemos testar uma solução simples e prática para rastreamento veicular, o que pode ajudar a evitar que seu carro se transforme em mais um número nas imensas listas estatísticas de roubos. O gadget de hoje é o rastreador e localizador veicular GPS Tracker TK102, que embora não possa impedir o roubo de um veículo, mas consegue facilmente detectar sua localização através de um sistema de GPS via SMS.

Ficou curioso? Então mostraremos nesta análise como um produto simples e pequeno poderá lhe auxiliar em momentos difíceis de furto de veículo e você poderá tirar suas próprias conclusões se é viável ou não possuir este gadget; não esqueça de após finalizar a leitura, registrar a sua opinião sobre o acessório na seção de comentários.

 

GPS Tracker TK102

O TK102 possui alta sensibilidade de captura de sinal. Caso não tenha sinal satélite no local, o GPS rastreia através do sinal GSM (Celular) e informa latitude e longitude. Caso seu celular acesse internet, você pode verificar a posição em segundos, pois você recebe a localização com o link do Google Maps, possibilitando agilidade na localização.

Com toda essa facilidade proporcionada pelo gadget, iremos avaliar se realmente toda esta funcionalidade é prática e realmente funciona.

 

Design, material e acabamento

Com sua estrutura toda em plástico fosco, o rastreador e localizador GPS Tracker TK102 é simples e discreto. Pesando apenas 50 gramas e totalmente preto, ele facilmente pode passar desapercebido dentro do carro escondido em algum local ou mesmo para uso pessoal dentro do bolso, já que é bem pequeno. Em sua parte frontal, possui desenhada a logo da marca GPS Tracker e na lateral direita os botões com as inscrições On/Off e SOS.

 
GPS Tracker TK102
 
Embora sua carcaça seja totalmente de plástico, o gadget mostra-se bem construído com bom acabamento. Não há rebarbas de plástico nas bordas e a tampa da bateria se encaixa perfeitamente na parte traseira, sem folgas sobressalentes. Na parte de cima, há uma fenda que permite você utilizar o GPS como chaveiro ou prendê-lo a algum local em seu veículo.

 
GPS-Tracker-TK102-2
 
Internamente o espaço é pequeno e permite a você adicionar apenas o chip de celular e encaixar a bateria. Ainda na parte interna, você verá um número de série em um adesivo, que é o IMEI do produto; este servirá para algumas funcionalidades como a utilização do GPRS por exemplo. Para quem adquirir um gadget original, também encontrará alguns adesivos holográficos comprovando a autenticidade do produto; outros modelos produzidos de forma anônima, pode não trazer estes selos. Mas no que isto influencia? Falaremos mais adiante sobre este assunto.

 
GPS-Tracker-TK102-3

 

Funcionalidades

O Rastreador GPS Tracker TK102 é um gadget dotado de módulos GPS e GSM, que coletam informações dos satélites de posicionamento global, enviando-as a um celular seu atual posicionamento através de latitudes e longitudes. Você poderá requisitar tais informações ao localizador por SMS, ou permitir que ele envie automaticamente a um servidor web via GPRS em tempo real on-line.

O rastreador e localizador GPS Tracker utiliza um chip comum de telefone celular, pré pago ou pós pago. Com esse equipamento você não terá todas funções de um rastreador profissional, porém conseguirá um resultado bem eficiente sem a necessidade de pagamentos mensais de planos de rastreamento, utilizando apenas o seu celular ou a internet.

O gadget permite que o próprio usuário controle tudo, através de monitoramento pela internet e/ou comandos de torpedos (SMS) de qualquer celular, sem nenhum custo mensal; porém para o aparelho enviar as informações ao seu celular ou ao sistema web, necessitará possuir créditos no chip para o envio de mensagens SMS. Abaixo veremos algumas das principais funções deste rastreador:

 

  • Alarme Movimento
    Você recebe em seu celular o alerta de veículo em movimento; assim você identificará que seu veículo não encontra-se mais no mesmo local.
  • Botão de SOS (Pânico)
    Com este botão você pode acionar 4 amigos ou familiares que irão receber uma mensagem SMS com o termo “Help me!”. Caso o usuário esteja em uma situação de emergência ao apertar o botão SOS o equipamento irá enviar SMS solicitando ajuda a cada 3 minutos para os números cadastrados.
  • Cerca geográfica (Limitar um perímetro)
    Com este alarme você determina qual a área que o seu veículo não pode sair ou ultrapassar; caso isso aconteça, você receberá uma mensagem SMS avisando da quebra da cerca virtual.
  • Alarme excesso de velocidade
    Você define o limite de velocidade para seus filhos ou funcionários; caso eles ultrapassem a velocidade determinada, você receberá em seu celular o alerta com endereço, hora, data e a velocidade em que ele estava.
  • Localização sucessiva automaticamente
    Com este comando você recebe a cada minuto a localização em seu celular de onde seu veículo se encontra.
  • Microfone (ESCUTA ESPIÃ) embutido no rastreador
    Permite que qualquer um dos números cadastrados escute o som ambiente de onde se encontra o gadget.

 

Através de comandos específicos, você envia uma mensagem SMS e o aparelho retorna com a informação solicitada ou ativa a função na qual requisitou. Cada modelo de rastreador possui comandos específicos e, para saber qual comando seu gadget responde, veja o manual antes de utilizá-lo. Apesar de sua utilização ser simples, é necessário conhecer suas características e funções antes de colocar um chip e ir ligando para o número, pois ele simplesmente não irá funcionar sem o devido setup inicial. Veja aqui o Manual do rastreador TK102.

 

Desempenho

Como rastrear um veículo? O Rastreador GPS Tracker funciona mesmo? Como configurar o rastreador GPS Tracker?
Provavelmente estas são algumas das perguntas que a maioria dos usuários fazem antes de conhecer o gadget Tk102. O Testado Aqui adquiriu este acessório a quase 1 ano e desde então vem testando suas funcionalidades para avaliar seu desempenho e comprovar se cumpre o que promete.

Em nossos testes, foi colocado um chip da operadora TIM e adicionado os créditos. Em seu primeiro setup inicial não houve problema algum. Seguindo as configurações descritas no manual, o cadastro de autorização de celulares para controle do aparelho deu certo na primeira tentativa. A inicialização das funcionalidades e trocas de senha do aparelho também foi de forma rápida.

 
GPS-Tracker-TK102-4
 
Ao longo do ano, testamos o rastreador de diversas formas, tanto em modo tracker (você recebe as coordenadas via SMS ou via web), quanto em modo monitor, que ao ligar para o chip no acessório, você consegue escutar através do microfone embutido tudo que se passa ao redor do gadget; nesses testes, o rastreador se mostrou eficiente na maior parte das vezes, porém em determinadas regiões onde o sinal da operadora TIM era fraco ou o sinal GPS não era forte o suficiente, o rastreador não conseguiu retornar com o resultado da sua localização. Nesse caso ao enviar via SMS a requisição da localização do aparelho, a mensagem de retorno era recebida, porém sem a latitude e longitude, pois o aparelho não possuía sinal suficiente para detectar seu posicionamento.

Tirando esta parte de localização, todas as demais requisições que foram enviadas ao TK102, a resposta via SMS retornou corretamente; Indicação da porcentagem de bateria, ativação do modo alerta de movimento, alerta de velocidade ou retorno do IMEI, pudemos receber um SMS do status sem problema algum. Portanto notamos que o GPS Tracker se mostra um produto funcional, porém totalmente dependente do sinal das operadoras e do sinal GPS dos satélites. Caso você estiver em uma cidade grande, provavelmente não irá se incomodar com esses problemas.

 
GPS-Tracker-TK102-5
 
O GPS Tracker TK102 pode ser usado utilizado através de comandos SMS e através da Internet via sites específicos. E então fomos testar as duas maneiras:
– Primeiro fomos avaliar o modo via SMS; enviamos diversas requisições ao gadget com todos os comandos possíveis que constam no manual. Em todas as mensagens enviadas, o TK102 retornou com um SMS dando a resposta para a ação requisitada: ou OK! confirmando que a ação tinha dado certo ou Fail! confirmando que a ação requisitada não foi efetuada. Ao solicitar ao GPS sua localização, o SMS de resposta chega de forma facilitada ao usuário, permitindo que ao utilizar um smartphone, seja possível apenas clicar no link da latitude e longitude recebida, que abrirá automaticamente o mapa com a localização, ou pelo browser do celular ou pelo google maps.

– Logo em seguida, tentamos realizar o teste via internet; no próprio kit que acompanha o aparelho, vem um CD e um manual informando o site www.gpstrackerxy.com como plataforma para rastreio via internet. Para nossa surpresa, ao tentar realizar o cadastro no site informado, o mesmo retornou IMEI inválido. Em uma pesquisa rápida na internet, descobrimos que há dois poréns para não conseguirmos a ativação do cadastro: primeiro que existem dois tipos de aparelhos, o original e o genérico.

Conforme haviamos dito no início da análise, os originais possuem selos holográficos em seu interior; ao retirar a tampa traseira e retirar a bateria, você irá ver vários selos confirmando a autenticidade do produto original. Além disto, na parte da frente, a logo GPS Tracker é gravada de forma sutil e mais opaca. Já os aparelhos genéricos além da logomarca na frente parecer que foi pintada e em um tom amarelo forte, internamente não possui selos de autenticidade, apenas um adesivo com o IMEI que parece ser feito de forma caseira.

 
GPS-Tracker-TK102-6
 
O segundo porém, é que o IMEI tem prazo de validade. Ao sair da fábrica, você pode utilizar ele durante 7 dias para testes via internet. Pós este período, você necessita “comprar” uma licença de uso para seu aparelho, que pode ser renovada posteriormente. Tentamos adquirir esta licença para realização dos testes, porém sem sucesso. (Continuaremos tentado e atualizaremos este post assim que possível).

Outro teste que fizemos foi com a bateria. No kit deste acessório, vem duas baterias, que poderá ser usada intercaladamente; enquanto uma está sendo carregada a outra pode ser utilizada. Colocamos o GPS Tracker em um carro com a bateria em carga completa e medimos a duração da bateria: 7 dias. Após isto trocamos pela outra bateria e o resultado: mais 7 dias. Embora possa parecer bastante tempo entre uma troca e outra, ter que tirar o aparelho do seu local secreto, fazer a troca de bateria e colocar novamente pode parecer um pouco estressante. Mas com certeza vale a pena! Caso seu veículo venha a ser furtado, nessas horas verá que todo o esforço pode ter valido a pena pois você irá conseguir saber a localização do seu veículo e avisar as autoridades.

 
GPS-Tracker-TK102-7
 
O tempo de recarga da bateria é um pouco longo. Embora nos primeiros meses após adquirido o tempo chegava a 3 ou 4 horas, após quase 1 ano de uso este tempo passou a ser de quase 5 horas de recarga para a bateria ficar completa; então, acenderá uma luz verde no carregador indicando carga completa.

 
GPS-Tracker-TK102-8

 

Destaques

Tenha um rastreador pequeno e leve que você poderá espiar e rastrear tudo o que você puder imaginar, sem mensalidades ou contrato! Esta é a frase que a maioria das empresas que vendem este aparelho costumam divulgar. De certa forma, está totalmente correta, pois o GPS Tracker TK102 permite que você possa localizar seu veículo, pessoa, carga ou qualquer outra coisa que o gadget esteja junto sem a necessidade de pagar planos mensais para empresas que oferecem este tipo de serviço.

Este rastreador veicular funciona exclusivamente com chip de celular, através de comandos via sms você irá conseguir controlar o rastreador localizador, podendo ser utilizado o chip de qualquer operadora, tanto pré-pago como pós-pago. A vantagem disso é que, caso queira utilizar o gadget apenas por um tempo, você poderá adquirir um chip pré-pago e colocar créditos quando quiser; caso não quiser mais utilizar o acessório, basta descartar o chip. Agora se a sua necessidade é utilizar o TK102 como item obrigatório de segurança em seu veículo, o chip pós-pago facilitará, pois não precisará ficar mensalmente colocando créditos, apenas pagará a mensalidade do plano.

Este pequeno e prático rastreador é perfeito para quem quer algo simples e discreto, podendo ser utilizado para diversas funcionalidades; veículos, cargas e até para uso pessoal, pois o TK102 possui um botão SOS que permite você apertá-lo por 5 segundos e este enviará uma mensagem a todos os celulares cadastrados no aparelho com a mensagem “Help-me!”. Quem receber verá que você está em perigo ou necessitando de ajuda.

Vale também destacar que o kit do produto acompanha um carregador bivolt e duas baterias, o que facilita muito na utilização constante, pois enquanto uma está sendo utilizada a outra pode ficar carregando para troca posterior. Além da bateria extra, o kit traz também uma tampa traseira extra caso venha perder a sua e uma capinha de plástico para você guardar seu GPS Tracker.

 

Poderia ser melhor

Embora seja um produto funcional, nem sempre ele retorna a localização corretamente e sua precisão não chega a ser 100%; claro que o aparelho depende muito do sinal das operadoras e do sinal GPS para funcionar, então neste quesito ele poderia ser melhor.

Em pesquisa rápida pela internet, encontramos muitos usuários com dificuldades de configuração deste gadget; em nossos testes, tanto o setup inicial quanto demais alterações de configurações e novas requisições ocorreram de forma correta sem nenhuma dificuldade. Mas confessamos que seria interessante se o fabricante elaborasse uma forma mais simples e prática de poder configurá-lo.

Vale lembrar a quem pretende adquirir este acessório, que a bateria tem uma duração não muito grande e há necessidade de recarga periódica para funcionamento do mesmo. Assim acontece também com os créditos; há necessidade do chip estar sempre com créditos para toda vez que você fizer uma solicitação via mensagem SMS, ele retornar com outra mensagem a informação requisitada. Isto serve também para o setup inicial. Portanto mesmo com a vantagem de não necessitar pagar mensalmente uma taxa a empresas de rastreamento, você precisará manter o chip sempre com créditos.

 

A grande pergunta: vale a pena?

Obviamente, existem dezenas de opções profissionais no mercado que garantem o rastreamento veicular em tempo real. Contudo, o custo da maioria desses aparelhos supera facilmente os R$ 300,00 além da mensalidade que muitas empresas especializadas cobram pela manutenção do serviço.

Se você busca uma solução mais simples e barata para rastreamento veicular ou proteção pessoal, o rastreador e localizador GPS Tracker TK102 é uma boa escolha. Com um custo acessível, variando entre R$ 150,00 e R$ 200,00, você pode facilmente rastrear qualquer coisa apenas através de comandos SMS; o consumo de créditos do chip dependerá exclusivamente do número de mensagens SMS enviadas por ele e como serão enviadas as mensagens: se será configurado para envio frequente ou em um determinado intervalo em segundos/minutos/horas ou se enviará mensagens apenas quando receber uma ligação.

Portanto, você deve ter em mente que com este gadget você não terá as taxas de mensalidades que as empresas cobram, mas será necessário que o chip sempre possua créditos para poder enviar as coordenadas sempre que forem solicitadas por você.

  

Galeria de Fotos