Se você pensa em comprar um computador para jogos, é recomendável que tenha acessórios voltados para games também, e o mousepad é um item crucial nesta empreitada. Gamers experientes sabem o quão importante é ter um mouse com boa quantidade de DPIs e um mousepad à altura. Combinados, esses dois acessórios fornecem alta precisão para um desempenho otimizado em jogos ou outros recursos gráficos. Portanto, é conveniente saber que materiais devem ser observados no revestimento de um mousepad. O menor detalhe pode fazer a maior diferença, como no Razer Kabuto.

A Razer, empresa fabricante de periféricos voltado para o público gamer, sabe muito bem disto e já desenvolveu uma linha completa de mousepads, dentre eles o Razer Goliathus Speed, na qual já testamos aqui. Mas desta vez, trazemos a análise de um produto pensado em quem tem a necessidade de jogar durante viagens ou mesmo de quem costuma utilizar um notebook para jogar e leva sempre o mouse e o mousepad junto: o Razer Kabuto.

Testamos o produto durante uma semana. Acompanhe a análise abaixo e conheça um pouco mais sobre a qualidade e desempenho do acessório da Razer, não esquecendo de, após finalizar a leitura, registrar a sua opinião sobre o acessório na seção de comentários.

 

Razer Kabuto

O mousepad Razer Kabuto é ultra fino, macio e desenhado para gamers que viajam e que demandam precisão e portabilidade. Independente do posicionamento do mousepad ultra fino construído com microfibra de alta qualidade, você terá a melhor aderência da base de borracha impedindo o mousepad de se mover durante o uso. O Razer Kabuto também funciona como proteção de tela para notebooks podendo ser guardado dentro de seu notebook para uma maior portabilidade e funcionalidade não importando aonde você o leva. A partir de agora avaliaremos se a menção acima fornecida pela Razer faz jus ao produto ofertado no mercado.

 

Design, material e acabamento

A qualidade na composição determinará a resistência e a durabilidade do mousepad. É comum os “atletas virtuais” se deslocarem por aí para participar de campeonatos ou mesmo os usuários comuns irem para casa de amigos e levar o notebook para jogar, levando consigo os periféricos. Isso exige um mousepad resistente.

A maneira como o mousepad é transportado pode ser uma armadilha para a formação de marcas ou dobras nas pontas. Por isto, o material do Razer Kabuto é feito de microfibra ultrafina de alta qualidade podendo ser utilizado tanto como mousepad como flanela para limpar a tela do notebook (falaremos sobre isto mais adiante).

 
Razer Kabuto
 
Na parte de cima, temos um camada mais lisa para deslizar o mouse com facilidade. A textura não é tão lisa como o Goliathus Speed, por exemplo, mas permite o mouse deslizar o suficiente para você ter controle total da direção do ponteiro. O design é totalmente preto apenas com a logo da Razer na parte superior direita e a logo do Kabuto na parte inferior esquerda.

Na parte de baixo, a textura emborrachada garante um menor atrito com a superfície de onde você irá utilizar o produto, seja em madeira ou vidro, assim impedindo o mousepad escorregar durante sua utilização.

 
Razer-Kabuto-2
 
No geral, o Razer Kabuto é muito maleável e fino, o que facilita na hora de transportar, principalmente quem costuma jogar com notebook em outros ambientes.

 

Desempenho e funcionalidade

Como mencionamos anteriormente, o mousepad possui uma textura que não é tão lisa como o Goliathus Speed por exemplo, mas o mouse desliza o suficiente para você ter controle total da direção do ponteiro. As medidas do acessório são pequenas, portanto quem está acostumado com um mousepad maior, principalmente para jogos, sentirá uma grande diferença e poderá não se acostumar com tanta facilidade.

 
Razer-Kabuto-3
 
Pensando em quem tem a necessidade de viajar, ou mesmo jogar na casa dos amigos de forma casual, a Razer implementou outras funcionalidades para o Razer Kabuto. Com o material em microfibra, o acessório atua como uma espécie de flanela que poderá ser utilizado para limpar a tela do notebook quando estiver suja de poeira ou marcas de dedo ou mesmo como um protetor de teclado, impedindo o acúmulo de poeira.

 

A grande pergunta: Vale a pena?

Definitivamente o Razer Kabuto não é um mousepad para você que utiliza somente em casa para jogos e costuma utilizar para jogos de FPS. Primeiro porque o tamanho dele é reduzido e suas dimensões não são boas para jogos que necessitam de muita ação. Segundo que sua função primária é ser um mousepad versátil, focado em quem utiliza notebooks para viagens ou para jogar na casa de amigos.

Caso sua necessidade seja a segunda opção, o Kabuto vale a pena pela sua versatilidade, dimensões reduzidas e pelo preço acessível.

 

Galeria de imagens