Nos dias atuais, possuir um computador TOP de linha para curtir seus games favoritos já não basta. Você precisa investir em periféricos e acessórios que melhorem a sua experiência nos jogos. Com jogos cada vez mais complexos e exigindo maior interatividade, um bom mouse é fundamental, e se você quer um produto com boa performance, tanto para games quanto para uso cotidiano, a Razer preparou um modelo considerado um dos mais simples da marca, portanto de entrada, o Razer Abyssus 2014.

Tivemos o produto em testes por um período de duas semanas, utilizando-o em aplicações diversas. Mesmo em tarefas cotidianas, que não é o seu foco, quanto em diversos títulos de jogos, o mouse apresentou uma boa precisão em seus movimentos e ótima ergonomia. No entanto, você poderá tirar suas próprias conclusões com a análise abaixo, não esquecendo de após finalizar a leitura, registrar a sua opinião sobre o acessório na seção de comentários.

E para você que já possui este periférico, aproveite para deixar sua opinião de usuário, relatando sua experiência e os pontos positivos e negativos, podendo assim contribuir na escolha de outras pessoas que desejam comprar este produto.

 

Razer Abyssus 2014 Chroma

Saiba o exato momento em que seus comandos são registrados no jogo, ao segurar o inédito Razer Abyssus. Com teclas táteis de rápido gatilho, em uma configuração de 3 botões, cada uma apresentando uma vida útil de mais de 5 milhões de cliques, e projetado para as batidas ergonômicas de seus dedos, você sempre terá velocidade, durabilidade e conforto em qualquer situação de jogo.

Vivencie uma sensibilidade e resposta superiores com este mouse de jogo, conforme ele traduz precisamente cada um dos seus movimentos dentro do jogo. Equipado com um sensor óptico de 3500 DPI, o Razer Abyssus permite a você desempenhar os seus reflexos muito mais rápido, de verdade. Incrementado com garras laterais em textura, o Razer Abyssus agora dá a você mais controle e precisão sobre o mouse durante as levantadas e jogadas rápidas.

 

Design, material e acabamento

O modelo Abyssus da Razer foi desenvolvido para ser utilizado por gamers destros ou canhotos. Sendo totalmente simétrico, o mouse traz uma estrutura mais larga que sua versão anterior com os botões esquerdo e direito apresentando o mesmo tamanho e declínio. O resultado é uma pegada agradável, com um bom encaixe que não cansa a mão. O periférico, que pesa apenas 111g, peca, no entanto, por ainda possuir cabo mais fino e não de nylon como outros modelos e também não traz um conector USB gold plated.

 
Razer Abyssus 2014 Chroma
 
Todo o seu corpo é coberto por material de plástico duro, e embora não possua um revestimento emborrachado que dá maior segurança para o jogador ao evitar que a mão escorregue devido a transpiração durante as partidas, as partes laterais são texturizadas e dão ao usuário uma sensação de conforto e firmeza durante o uso. Já o scroll possui um revestimento emborrachado que garante uma rolagem mais firme e precisa.

 
Razer-Abyssus-2014-Chroma-2
 
A cor preta fosca ganha destaque com a luz verde que ilumina o símbolo da marca – localizado sob a palma da mão – quando o mouse está ligado. Para quem gosta de discrição, mas de um visual arrojado, esta é uma boa opção, mas lembrando que também pode ser desligada.

 
Razer-Abyssus-2014-Chroma-3
 
O dispositivo conta ao todo com 3 botões, sendo dois botões para as funções básicas, esquerdo e direito e o botão da função scroll. Na parte inferior, a Razer implementou 3 pezinhos de teflon para um melhor deslize do mouse, sendo 2 pequenos localizados na parte da frente e 1 maior preenchendo toda a parte traseira do mouse.

 
Razer-Abyssus-2014-Chroma-4

 

Desempenho

A pergunta que devemos fazer quando falamos em desempenho: o mouse Razer Abyssus 2014 é bom? O Abyssus é um mouse de entrada da Razer e um dos mais simples da marca. O acessório é ambidestro, ou seja, ele foi ergonomicamente projetado para ser usado tanto por destros quanto por canhotos e possui apenas 3 botões. Ele é composto por um sensor ótico de 3500 dpi, que permite a utilização sem dificuldades em diferentes superfícies. A precisão do equipamento impressiona, sendo muito útil tanto para quem joga quanto para quem trabalha com programas profissionais.

Colocamos o Abyssus 2014 em diferentes superfícies para testar sua precisão e sensibilidade e para comprovarmos sua eficiência naquela jogatina básica que não pôde faltar. Primeiro sem um mousepad, apenas em uma mesa de madeira, aquelas de escritório, o mouse não teve dificuldades; sua resposta aos movimentos foram rápidas e precisas e os pezinhos de teflon permitiram o mouse deslizar com facilidade sem parecer arrastá-lo de forma áspera.

O próximo teste foi sob um mousepad colorido, o Mousepad Razer Goliathus Speed ​​Edition, que por sua vez também não gerou dificuldades para o mouse que apresentou um bom desempenho; em nenhum momento o mouse se perdeu com o cursor por não conseguir identificar corretamente sua superfície. Por fim, um teste em outro mousepad mais escuro desta vez, o Kabuto; a facilidade com que o mouse deslizou e demonstrou precisão durante as intensas trocas de tiros em CS:GO comprovaram que embora seja um mouse de entrada e sem botões extras, o Abyssus 2014 é um excelente mouse para quem deseja iniciar sua vida em jogos de forma mais profissional.

Testamos o periférico em vários outros gêneros de jogos na qual o produto é destinado e pudemos perceber que embora ele não possua um botão para alternar a resolução de DPI, sua ótima sensibilidade e precisão faz o mouse apresentar ótima performance nos mais variados games; porém o estilo de jogo que tiveram os melhores resultados foi o estilo FPS. Seus botões básicos, esquerdo e direito trazem uma hiper sensibilidade nos cliques, funcionando de forma quase instantânea ao clicar e de forma bem silenciosa. Portanto quem curte este estilo de game e está em busca de um mouse simples e eficiente, o Abyssus é uma boa pedida.

O mouse não precisa de um driver de instalação. Basta plugá-lo em uma máquina com os sistemas operacionais Windows ou Mac OS e começar a usar. Para aqueles que quiserem usar o recurso do Razer Synapse 2.0, que tem como ideia funcionar como um cérebro para o mouse, armazenando em um sistema de hospedagem em nuvem as configurações feitas pelo usuário para cada jogo, deve adquirir o software no site da empresa.

O Razer Synapse 2.0, é um software que integra os produtos Razer a um serviço de armazenamento na nuvem. O programa salva as configurações do aparelho feitas pelo usuário, ignorando o trabalho de ajustar o periférico sempre que for jogar determinado game. As informações são armazenadas automaticamente em um servidor virtual, o que faz com que o usuário necessite instalar o aplicativo em todos os computadores que for utilizar.

 

Destaques

Falar dos destaques do Abyssus é fácil, ainda mais porque realmente o produto apresenta boas qualidades. Diferentemente dos produtos totalmente emborrachados, o acabamento do plástico fosco não permite a marca de dedos durante o uso e consequentemente não demonstra marcas de uso e desgaste.

 
Razer-Abyssus-2014-Chroma-5
 
Com boa sensibilidade e botões com hiper respostas e silenciosos o Abyssus também traz uma boa ergonomia com um bom encaixar das mãos, pois sua estrutura mais larga que a versão anterior permite acomodar as mãos de forma bem firme já que sua ergonomia é ambidestra, além de ser um mouse super leve com apenas 111 gramas.

 
Razer-Abyssus-2014-Chroma-6
 
O botão scroll é emborrachado e funciona ponto a ponto, o que garante além de um giro mais firme, precisão ao rolar para uma determinada ação. Outra vantagem do Abyssus é contar com a função plug & play, não necessitando assim de driver para seu funcionamento; basta plugar no computador e o mouse já estará em pleno funcionamento com seus 3500 dpi, que por sinal é outro destaque para um mouse considerado de entrada.

 
Razer-Abyssus-2014-Chroma-7

 

Poderia ser melhor

Trazendo uma boa ergonomia e ótima sensibilidade, o Razer Abyssus também apresenta alguns pontos que podemos entender que poderiam ser melhores; nada de negativo que venha prejudicar sua performance, mas que fariam diferença na qualidade do conjunto.

Entendemos também que por ser um mouse de entrada, muitos fatores extras poderiam encarecer o preço do produto; porém o Abyssus traz um cabo mais fino e aparentemente frágil, diferente de outros modelos com cabo em nylon.

Por fim, o plug USB não traz o modelo gold plated, que por ser banhado a ouro, evita um desgaste e oxidação; com o formato mais simples, o plug fica mais suscetível a oxidação e ferrugem caso você venha morar em locais mais úmidos.

 

A grande pergunta: vale a pena?

Considerado um mouse de entrada, e sendo um dos modelos mais simples da marca o Razer Abyssus é uma ótima opção para quem deseja fazer um upgrade de mouse e está querendo melhorar sua performance nos games, seja você destro ou canhoto. Entregando um desempenho competente, o mouse se mostra uma alternativa agradável tanto para gamers hardcore quanto para quem simplesmente está iniciando suas jogatinas ou então quer navegar pela internet ou realizar outra atividade corriqueira.

O maior obstáculo para adquirir o produto é seu preço salgado. No Brasil, é possível encontrar o dispositivo sendo vendido por valores que variam entre R$ 190,00 e R$ 250,00, o que deve tornar a aquisição inviável para muitas pessoas. Ainda assim, quem preza pelo desempenho e praticidade de um mouse leve e ergonomico não vai se arrepender caso deseje levar o acessório para casa.

 

Galeria de Fotos