Para quem costuma jogar vários games no PC, em especial os de FPS que exigem muita ação ao mesmo tempo, sabe da dificuldade de realizar todas as ações em tempo real com apenas 3 botões do mouse. Usar o teclado é uma alternativa, mas demanda ainda mais trabalho e perda de tempo, sendo preferível concentrar tudo em um só acessório.

A Genius pensando nisto, criou um mouse para sua série GX Gaming destinado especialmente aos jogadores de FPS e estratégia em tempo real. Com o nome de Maurus X, o produto conta com um botão adicional em cada lateral e um design próprio para o conforto do jogador. Mesmo sendo um mouse gamer, será que ele é a melhor opção para você jogar games de FPS?

 

GX Gaming Maurus X

Maurus X é um mouse de primeira pessoa da série GX gaming com um acabamento especial ultravioleta nas teclas de cima e um grip emborrachado nas laterais. Com seus avançados recursos programáveis, você pode customizá-lo para atingir a máxima performance de games e obter uma vantagem durante qualquer competição. Maurus X possui um motor over-clocking SG Core com um alcance de dpi range de 100 a 4000 e dpi ajustável `on-the-fly` dá precisão de alvo ou velocidade maior quando você precisa. Você também pode ajustar gradualmente a dpi pressionando o botão por dois segundos e depois rolar o “Magic Roller” para cima ou para baixo ou usar o roller para seleção das armas.

É com essas características que a Genius lança seu produto no mercado. Você poderá tirar suas próprias conclusões com a análise abaixo, onde tivemos a oportunidade de testar o produto por 2 semanas direto com várias horas de muita jogatina. Após finalizar a leitura, não se esqueça de registrar a sua opinião sobre o acessório em nossa seção de comentários.

 

Design e ergonomia

Para quem se acostuma com a ergonomia de um mouse, o momento de trocar por outro é sempre uma situação difícil. Sua mão não se encaixará conforme você estava acostumado, os botões não estarão no mesmo lugar e por aí vai. Como testamos diversos tipos de mouses com frequência, as primeiras horas foi diferente a mão se acostumar na estrutura mais arredondada do Maurus X. Porém o formato é bastante confortável para toda a mão, com suporte para todos os dedos e sem deixar dores depois de horas na frente do computador. Apesar de não apresentar a comodidade do mouse sem fio, ele possui um cabo USB bastante longo e resistente, que não vai desconectar no meio de sua jogatina.
 
GX Gaming Maurus X
 
Em suas laterais, o mouse conta com uma parte emborrachada onde os dedos se acomodam, o que ajuda muito para não deixar escorregar o mouse do seu controle e dar maior aderência da mão quando você necessitar ter intensa disputa em seus jogos de ação.

Embora sua estrutura seja toda de plástico, o design do mouse é muito bonito. Na cor predominantemente preta, o acessório possui detalhes em vermelho cintilante e LEDS que acendem na parte traseira e no meio do botão de rolagem.

 

Configurações

O Maurus X também inclui a interface do usuário Scorpion, assim os jogadores podem programar teclas macro para comandos de combinação de um toque ou acionamento das teclas durante a batalha. A IU Scorpion UI também dá acesso a atribuições de botão, configurações avançadas e sistema de iluminação para você poder incrementar de acordo com seu perfil. O software do produto traz a opção de configurar cada um dos seis botões do mouse do jeito que você quiser.

Em vez do clique tradicional, ele pode abrir um programa, realizar funções do Windows ou Office, fazer uma ação em um jogo ou até desligar o PC. A interface Scorpion dessa configuração, que é totalmente em português, não deixa nada a desejar. Abaixo mostraremos todas estas telas de configuração do software.
 


 
Com um software de gerenciamento de perfis, é muito mais fácil selecionar as opções, gravar macros (ações mais complexas, como comandos em um jogo) e até ajustar a luz emitida pela logo do mouse. Você poderá salvar até cinco perfis diferentes, podendo usar um perfil para cada tipo de jogo.

 

Desempenho

O Maurus X possui um motor over-clocking SG Core com um alcance de dpi range de 800 a 4000 e dpi ajustável ‘on-the-fly’ dá precisão de alvo ou velocidade maior quando você precisa. Você também pode ajustar gradualmente a dpi pressionando o botão por dois segundos e depois rolar o “Magic Roller” para cima ou para baixo ou usar o roller para seleção das armas. A unidade de controle do processo de velocidade total usa memória integrada e dá aos jogadores um tempo de resposta 1-ms (8X mais rápido), mais o cabo trançado com conector USB chapeado a ouro oferece uma conexão de sinal estável e suave. E como isto se traduz em desempenho?!
 
Mouse GX Gaming Maurus X
 
Os cliques são rápidos e eficientes, com uma resposta precisa ao movimento do jogador. O máximo de 4.000 dpi é relativamente baixo em comparação com outros produtos, mas faz um bom trabalho para gamers menos exigentes. Ele atua bem mesmo nas ações configuradas mais complexas, como executar um programa ou reproduzir um macro.

 

Destaques

O mouse Genius GX Gaming Maurus X possui um design muito bonito com seus traços em vermelho; não há como negar. O cuidado com um cabo trançado com conector USB banhado a ouro também merece o reconhecimento de um cuidado especial com o produto. Na parte externa, a Genius ainda teve a generosidade de enviar dentro da caixa outro par de adesivos que são colados na parte debaixo do mouse para a função de deslize suave do produto, além da que já está presente no mouse.
 
mouse-genius-maurusx-4
 
O software que acompanha o Maurux X cumpre bem seu papel com diversas funções que possibilita o jogador realizar várias alterações no mouse para melhorar seu desempenho e ajudar em algumas funções especiais, como funções de macro por exemplo.

Para melhorar o desempenho e aumentar a performance e estabilidade, na parte interna há um peso de metal de 50g, além de uma memória integrada que dá aos jogadores um tempo de resposta 1-ms (8X mais rápido que os mouses comuns).

 

Poderia ser melhor

Os botões nas laterais são muito úteis na navegação pela internet, já que podem ser utilizados para o avanço e recuo de página. Já para os jogos, que deveria ser o destaque do acessório, deixam um pouco a desejar. Além de estarem em uma posição não muito estratégica, o da direita exige esforço demais para ser pressionado, enquanto o esquerdo é facilmente alcançado pelo polegar. Com isto, por diversos momentos foi necessário desfazer ou refazer o que estava sendo feito pelo clique involuntário; já o botão da direita não houve uma agilidade nas ações devido o fato de ter que forçar um pouco mais o botão para seu funcionamento, talvez pelo motivo da borracha que envolve o botão ser um pouco grossa.

Outro ponto que poderia ser melhor é a função scroll, ou seja, o botão de rolagem. Seu design com cavinhas, na espécie de um pneu não desliza com tanta precisão, por diversas vezes interferindo na rolagem, pois suas ranhuras colidem com a superfície plastica do mouse, impedindo uma circulação suave do botão.

Falando ainda de suavidade, embora sua base inferior seja totalmente lisa, o Maurus X não desliza com tanta suavidade em cima do mousepad. Mesmo sendo testado em cima de um mousepad próprio para um maior deslize, o mouse vez ou outra demonstrava uma certa frenagem impossibilitando uma ação rápida nos jogos.

 

A grande pergunta: Vale a pena?

Para quem está começando a jogar, não é um gamer tão exigente e não quer comprar logo de cara um mouse profissional, o Maurus X é uma boa primeira escolha. Seus recursos e desempenho são superiores a um mouse considerado comum, com bom conforto e ergonomia, bom tempo de resposta dos botões e com possibilidade configurar diversos perfis para cada tipo de jogo, o que ajuda o jogador iniciante.

Entretanto, seus botões adicionais laterais por vezes acabam atrapalhando principalmente quando se faz necessário realizar diversas ações ao mesmo tempo em um jogo de ação. A quantidade de DPIs é considerada baixa para um mouse gamer, mas cumpre bem seu papel e você não terá grandes dificuldades.

 

Galeria de imagens