Hoje em dia, fazer uso de um produto sustentável em casa significa contribuir para a preservação do meio ambiente. As lâmpadas de LED cumprem muito bem essa função, pois consomem menos energia, se comparadas com outros tipos de lâmpadas, e ainda não emitem muito calor. Mas e a Lâmpada Eletrônica LED 16 Cores? Vamos descobrir a partir de agora.

A lâmpada de LED também tem design moderno que deixa o ambiente, além de iluminado, bonito e bem decorado; graças à tecnologia, com uma única lâmpada você terá 16 cores diferentes e que pode ser ajustado com o controle remoto que a acompanha. Sua vida útil é outra característica a ser destacada, já que duram até 40 vezes mais que uma lâmpada incandescente convencional.

Ficou curioso? Então mostraremos nesta análise como você poderá dar um ar diferente em sua residência com uma lâmpada que pode ter várias cores via controle remoto e assim poderá tirar suas próprias conclusões se é viável ou não possuir este gadget; não esqueça de após finalizar a leitura, registrar a sua opinião sobre o acessório na seção de comentários.

 

Lâmpada Eletrônica LED 16 Cores

As Lâmpadas LED são a novidade da década. Através de seu sistema eletrônico de iluminação, as Lâmpadas LED geram o mínimo de calor com o máximo de luminosidade, proporcionando mais conforto e economia para seu ambiente. Ideal para festas e esquentas. Graças à tecnologia LED, com uma única lâmpada você terá 16 cores diferentes e pode ajustar com o controle remoto incluso. As Lâmpadas LED, além de agredirem menos a natureza, contribuem com seu bolso, reduzindo em até 80% o consumo de energia e duram até 40 vezes mais que uma lâmpada incandescente convencional. Imagine trocar as lâmpadas a cada 20 anos! Bem-vindo ao mundo LED!

 

Design, material e acabamento

O kit de Lâmpada LED 3W RGB com controle remoto traz uma lâmpada com sua estrutura praticamente toda de alumínio e algumas partes em plástico. Com formato pequeno e soquete (rosca) no padrão E27 (o mais comum utilizado no dia a dia), a lâmpada é discreta e pode ser utilizada em qualquer ambiente. Na cor prata, não chama atenção mesmo se colocado em locais mais visíveis.

 
Lâmpada Eletrônica LED 16 Cores
 
Internamente, ao invés de lâmpada, o dispositivo traz uma placa de circuito com alguns chips e um receptor para o controle remoto e também o LED que permite que você escolha até 16 cores RGB para iluminar seu ambiente. Para ajustar o foco do led, é colocado ainda um plástico (que simula vidro) no formato angular, que fará a refração da luz irá centralizar o foco do led, permitindo um ângulo focal de no máximo 30º.

 
Lampada-LED-RGB-3W-2

 

Funcionalidades

A lâmpada eletrônica LED possui controle remoto que permite criar uma iluminação dinâmica, alterando as cores do ambiente iluminado. Toda semana ou todos os dias você poderá mudar o clima do recinto, e ainda poderá ajustar as mudanças de cores de forma intercalada. Com 3W de potência, a lâmpada LED poderá iluminar decorativamente os mais diversos cômodos em que for instalada, sem ignorar a sofisticação e personalidade trazida pela variação das cores.

 
Lampada-LED-RGB-3W-3
 
O dispositivo com LED é composto de até 16 cores, com programa de mudança de cor automática, função de gravação de cor, vida útil de 50.000 horas e não emite radiação infravermelha ou ultravioleta. Tudo que víamos nos filmes agora é possível adquirir de forma simples e rápida.

 
Lampada-LED-RGB-3W-4
 
Ok, agora que já entendemos o que o item pode fazer, nos perguntamos, qual poderia ser a utilidade e em quais locais podemos colocar a lâmpada LED? A aplicação mais útil fica realmente para decoração, onde terá aplicação para diversas finalidades: decoração da casa, hotéis, clubes, decoração de shopping centers, Iluminação decorativa arquitetônica, Iluminação atmosfera de boutique, Iluminação de empórios, sala de reuniões, fábrica, caixa de luz, Iluminação de bares, iluminação da letra de canaleta, festas, etc.

 

Desempenho

Vimos as diversas funcionalidades e quais as aplicações em que podem ser utilizado a lâmpada LED, mas ela realmente seria útil para iluminação de todo ambiente ou apenas como decorativo? Como dissemos acima, a aplicação mais útil seria mesmo para decoração, pois o LED de apenas 3W não consegue gerar uma iluminação tão forte quanto as lâmpadas tradicionais que geralmente vão de 25W, 40W, 60W ou mais. Além disso, seu ângulo focal consegue atingir no máximo entre 30 e 40º, fazendo com que a iluminação não cubra todo o local.

O controle remoto foi uma surpresa grata. Além de leve e super fino com teclas macias e silenciosas, funcionou de forma eficiente mesmo em distância de 5 a 6 metros. Todos os botões funcionam de forma independente com apenas 1 clique. Utilizando bateria ao invés de pilha, você pode tanto trocar as cores do LED, quanto aumentar ou diminuir a intensidade da luminosidade ou ligar e desligar.

 

E quais as vantagens da substituição de lâmpadas tradicionais por LED?

A substituição das lâmpadas tradicionais pela iluminação LED é uma forte tendência, pois esta oferece vantagens principalmente em termos de durabilidade e economia. Tanto que, após perceber que há uma redução real nos custos com energia, muitas empresas começaram a optar pela iluminação LED. No México e na Itália, por exemplo, o LED vem sendo utilizado na iluminação pública desde 2010.

 

  • Consumo de energia e eficiência:

    A energia consumida pelo LED é revertida em iluminação e não em calor, consequentemente não desperdiça energia.

    Lâmpada incandescente 60 W = luminária LED de 4,5 W com economia de 55,5 W/hora.
    Lâmpada fluorescente tubular de 40 W = luminária LED de 18 W com economia de 22 W/hora.
    Lâmpada dicroica 50 W = luminária LED de 6 W com economia de 44 W/hora.

  •  

  • O LED pode chegar a mais de 50.000 horas de vida útil, enquanto que:

    Incandescente = 1.000 horas
    Fluorescente Compacta = 6.000 horas
    Fluorescente Tubular = 7.000 horas
    Halógena = 3.000 horas
    Em termos de durabilidade 1 LED = 50 lâmpadas incandescentes ou 8 lâmpadas compactas fluorescentes ou 16 lâmpadas halógenas.

  •  

  • Exposição de produtos:

    A iluminação LED não emite radiação IV/UV, o que evita danos à pele, plantas e também objetos ou produtos expostos como roupas, calçados, móveis, decorações e obras de arte.

  •  

  • Descarte:

    Como o LED não possui em sua composição metais pesados como chumbo e mercúrio, não há necessidade de um descarte especial como as lâmpadas fluorescentes.

 

Controle Remoto

A função de controlar uma lâmpada por controle remoto parece ser coisa de filme, mas esse kit traz exatamente isso. E claro, fomos testar quais as funcionalidades e o que o controle remoto permite você fazer. Ao todo, são 24 botões com diversas funções, desde ligar e desligar a lâmpada LED, como aumentar e diminuir a intensidade do brilho. Seu recurso principal é a possibilidade de você alterar a cor do LED com até 16 possibilidades de cores RBG.

 
Lampada-LED-RGB-3W-5
 
O controle permite ainda algumas variações de modo de iluminação como Flash, Strobe, Fade e Smooth:

Modo Flash: no modo flash, o LED ficará alternando entre todas as cores a cada 1 segundo, sem a necessidade de apertar algum outro botão. A alternância entre uma cor e outra é feita de forma rápida e com corte seco, ou seja, muda para outra cor sem nenhum efeito.

Modo Strobe: nesse modo, a luz do LED piscará de forma rápida, parecido com as luzes de discoteca. Em pulos de milisegundos você verá a mesma cor piscando e após 1 segundo será alternada para uma nova cor que piscará de forma pulsante da mesma forma.

Modo Fade: no modo fade, todas as cores disponíveis serão intercaladas, mas com efeito de esmaecimento, ou seja, trocará de uma cor pra outra de forma suave a cada 3 segundos.

Modo Smooth: o último modo é parecido com o anterior, porém o intervalo entre a transição das cores é maior, podendo chegar de 7 a 10 segundos.

 

Destaques

O destaque deste kit fica por conta do sistema LED que traz diversas características: baixa emissão de calor, nenhuma radiação UV ou do IR, baixo consumo, alto brilho, economia de energia e não agride o meio ambiente pois é propício para a reciclagem, acompanha controle remoto, pode mudar 16 cores onde a lâmpada RGB é capaz de emitir branco, vermelho, verde, azul, além de outras 12 cores brilhantes e tem as funções flash, strobe, fade e smooth.

Destacamos também o controle remoto, que além de leve e super fino, tem um bom alcance. Seus botões são sensíveis e silenciosos, além de bem identificados; para melhorar, o controle traz em seu modo de alimentação bateria ao invés de pilha.

 

Poderia ser melhor

A lâmpada eletrônica LED 16 Cores 3W cumpre bem sua função de decorar um ambiente, porém para iluminar todo o recito já não é o ideal. O quesito que poderia ser melhor é a abertura focal da iluminação que consegue atingir apenas um ângulo de 30 a 40º, tornando a lâmpada apenas uma decoração direcional. Portanto se você colocar no centro do recinto, apenas o meio ficará iluminado, assim como se colocar no canto, apenas o conto permanecerá iluminado.

 

A grande pergunta: vale a pena?

O sistema LED traz alguns benefícios em relação as lâmpadas tradicionais, principalmente com em relação ao custo; as lâmpadas LED se pagam ao longo de sua vida útil, já que as mesmas não possuirão gastos com trocas de lâmpadas ou de reatores.

Outra vantagem do LED é a sua vida útil, que varia desde 25.000h a 50.000h, que é mais do que a vida útil de uma lâmpada fluorescente, variando entre 8.000h a 15.000h. A perda de luz do LED nesse período é mínima. E a emissão de raios UV é nula.

Por fim, o fato do LED possuir, na maioria das lâmpadas um ângulo de abertura menor também pode ser convertido em uma vantagem, já que algumas decorações exigem iluminação direcionável, cuja melhor tecnologia atualmente é o LED.

Portanto se você tem a necessidade de iluminar um ambiente de modo decorativo, essa solução é bastante viável, lembrando que você pode trocar a cor da iluminação e adequar a qualquer ambiente. Porém se sua necessidade é ter todo o recinto iluminado, a lâmpada eletrônica LED 16 Cores 3W não será tão eficiente.

 

Galeria de Fotos