Depois de apresentarmos a análise do modelo Shibuya da linha CitiScape, trazemos hoje o intermediário da série, Philips CitiScape Downtown, o qual testamos num período de duas semanas, explorando-o nas mais diversas aplicações, dando à Philips oportunidade de mostrar através dele melhorias em relação ao Shibuya, a qual surpreendeu pela estética e qualidade de seu produto.

Você poderá tirar suas próprias conclusões com a análise, não esquecendo de, após finalizar a leitura, registrar a sua opinião sobre o acessório na seção de comentários.
 

Philips CitiScape Downtown

Os fones de ouvido CitiScape possuem um microfone integrado para que você possa alternar facilmente entre ouvir músicas e atender a chamadas. Esteja sempre conectado a suas músicas e às pessoas que você ama. Sinta a potência do som nítido e natural graças aos drivers avançados de 40mm. Com experiência em aparelhos sonoros, a Philips oferece os fones de ouvido CitiScape, que foram desenvolvidos para reproduzir um som natural rico em detalhes: aonde quer que você vá!

Descrevendo seu produto com características de potência e som nítido, a Philips traz o Citiscape ao mercado. A partir de agora avaliaremos se u produto realmente faz jus ao que foi divulgado pela empresa.

 

Design

O design do Downtown (SHL5605BK/10), como a Philips propôs, foi inspirado na Cidade de Nova York, que possui um estilo casual e urbano, e impressionou-nos em tamanha elegância, dada sua simplicidade. Estivemos com o modelo de cor Marrom Castanho, mas a Philips disponibiliza o modelo Downtown nas cores cinza e roxo.

Sua alça é em plástico resistente com acabamento de uma chapa de metal escovado que torna o conjunto bastante flexível, parcialmente envolto em uma espuma de espessura fina revestida em tecido. Simples, casual, elegante. O acabamento e detalhe da espuma na alça chama a atenção. No geral, o material de construção do Downtown se mostrou de elevada qualidade, facilmente notado na flexibilidade de sua alça que nos permite dobrá-la ou flexioná-la sem apresentar qualquer risco de danificar o acessório.
 
Philips CitiScape Downtown
 

Seguindo o mesmo padrão do Shibuya, o Downtown também traz seus falantes em plástico rígido, forrados com espuma e de acabamento em couro sintético, sendo as conchas bem maleáveis ao encaixe em qualquer formato de cabeça. O que é ótimo, convenhamos.

O cabo, de estilo flat, é plano e antienrolamentos, possuindo 1.2 metros de comprimento, onde notamos claramente os detalhes de que é um acessório voltado para uso em um player portátil ou celular, possuindo microfone integrado, além de um botão para atender/encerrar chamadas ou iniciar/parar músicas em reprodução em seu controle ao longo do cabo, aparentemente fino, porém resistente.

Ah! Vale lembrar que o acessório acompanha um conector extra para utilizar em aparelhos de modelo mais antigos da Nokia, Sony Ericsson e Samsung.

 
philips-downtown-5
 
Mesmo mostrando-se bastante designado à portabilidade, no entanto, a ergonomia do acessório não foi desenvolvida pensando-se em seu transporte. Exemplo disso? Downtown não nos permite dobrá-lo para carregar dentro de uma mochila, infelizmente.

 

Conforto e qualidade sonora

O Downtown apresentou muita semelhança ao Shibuya no quesito isolamento acústico, dado ao uso do sistema MusicSeal, com duas camadas internas e bordas resistentes ao redor das espumas, evitando o vazamento de som das batidas. Característica louvável no Shibuya – modelo inferior da série CitiScape -, porém já é algo que poderia ser aprimorado no Downtown, acompanhando sua qualidade superior. Ou seja: Seu isolamento se garante, mas não apresentou novidade em relação ao Shibuya.

Projetado com espumas de baixa rigidez próprias para garantir o isolamento acústico e ao mesmo tempo proporcionar conforto a quem o utiliza, Downtown é um fone de ouvido de muita leveza. É confortável? Digamos que sim, mas não recomendável para uso em longo período de tempo, principalmente para aqueles que utilizam óculos, pois deve causar um certo desconforto.
 
philips-downtown-6
 
Downtown apresenta drivers de 40mm com uma boa qualidade sonora, suportando até mesmo alta intensidade de volume sem revelar distorções. Porém a nitidez de graves, médios e agudos já deixam a desejar, pois misturam-se os canais e com isso temos uma qualidade de som razoável e mediana.

 

Onde falhou?

O CitiScape Downtown apresentou bastante melhorias em relação ao modelo inferior da série CitiScape. A Philips trouxe-nos um material de ótima qualidade, mostrando-se bastante confortável, no entanto peca em sua qualidade sonora, não dando tanto ênfase aos graves e agudos, que mesclam-se aos médios. Quanto aos agudos, deu-nos a impressão de não detalhar claramente o mix de um violino somado a um solo de guitarra, por exemplo.

 

Então, vale a pena?

O Headphone Philips CitiScape Downtown (SHL5605BK/10) é um fone de qualidade sonora mediana, pois ao tempo em que exerce um ótimo desempenho pela sua sonoridade, tem contra si não ser tão claro na nitidez dos canais de graves e agudos, dirigindo nossa atenção aos médios, o que incomodaria facilmente os mais exigentes. Em sua estrutura, quanto a analisarmos a qualidade do material em sua resistência, garantiu-nos segurança no uso diário. Com isso, iniciando a analisar pelo seu preço, na faixa dos R$ 249,00, como um acessório para uso cotidiano, o fone de ouvido apresentou-se satisfatório.

 

Galeria de Fotos