ENVIE SUA SUGESTÃO

Quer ver a análise de algum produto? Envie uma sugestão!


 

SEJA UM COLABORADOR

Se você tem interesse em ser nosso colaborador e escrever para o Testado Aqui, entre em contato conosco agora.


review-geforce-experience
Testado Aqui

 

1

Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook

 

 

 

A NVIDIA, uma das maiores fabricantes de placas gráficas do mundo, já está acostumada a proporcionar aos jogos uma boa aparência e um bom desempenho com suas placas de vídeo cada vez mais potentes e com efeitos realistas; mas ela quer fazer isso de uma maneira um pouco diferente. A empresa desenvolveu um software específico para o público gamer e o programa GeForce Experience pode otimizar suas configurações gráficas de forma automática melhorando assim a performance dos games no seu PC.

Porém, o GeForce Experience não serve apenas para otimização dos jogos, ele tem outras funcionalidades muito interessantes e úteis: atualização automática de drivers e transmissão ao vivo dos seus jogos. Quer conhecer melhor este programa e todo seu potencial? Então é o que mostraremos no review abaixo. Após finalizar a leitura, não se esqueça de deixar a sua opinião sobre o software em nossa seção de comentários.

 

Requisitos do Sistema:

Sistema operacional:

  • Windows 8, 8.1
  • Windows 7
  • Windows Vista (requer DirectX 11 Runtime)
  • Windows XP SP3 (atualizações de driver apenas)

 
Memória RAM:

  • 2 GB de memória do sistema

 
Espaço em disco necessário:

  • 20 MB no mínimo

 
Conectividade com a internet:

  • Necessária

 
Resolução do monitor:

  • Qualquer monitor com resolução de 1024×768 a 3840×2160

 

Hardware Compatível:

CPU:

  • Intel Pentium G Series, Core 2 Duo, Quad Core i3, i5, i7, ou superior
  • AMD Phenom II, Athlon II, Phenom X4, FX ou higher

 GPU:

Series GPU Atualização de Drivers Otimização de Jogo ShadowPlay e SHIELD PC Streaming
GEFORCE GTX CLASS GPUS 900, 800M, 700, 700M, 600, SELECT 600M SERIES Yes Yes Yes
GEFORCE 800, 700, 600, 500, 400 Yes Yes No
GEFORCE 600M, 500M, 400M Yes Yes No
GEFORCE 300, 200, 100, 9, 8 Yes No No
GEFORCE 300M, 200M, 100M, 9M, 8M Yes No No

 

Interface

A interface do GeForce Experience é totalmente intuitiva e com boa usabilidade, tornando a navegação simples para se encontrar o que precisa. Dividida em abas para navegar entre os menus de otimização de jogos, drivers e preferências, cada uma é composta de informações suficientes para navegar e encontrar o que procura sem levar muito tempo.

O design do software segue as cores padrões da empresa, com cinza escuro e verde. Cada aba identificada com seus ícones correspondentes, possui informações bem distribuídas em colunas e linhas para facilitar a usabilidade do programa. Seus ícones e textos são totalmente auto explicativos, o que facilita até mesmo para quem não é acostumado a utilizar softwares para ajustes de configurações das placas de vídeo.

 
visao-geral-geforce-experience
 

Além da identidade visual simplificada e com recursos para qualquer tipo de usuário, o software ainda possui funções para quem está habituado com configurações avançadas ao informar, por exemplo, os logs da atualização dos drivers, trazendo todos os detalhes do que o novo driver irá oferecer de benefícios.

A NVIDIA está muito focada em oferecer a melhor praticidade e o melhor software para seus clientes e os feedbacks dos usuários são a melhor forma da empresa garantir que está desenvolvendo algo útil e que agrade; por este motivo, ela disponibilizou um botão de enviar seu feedback sobre vários assuntos como detecção e suporte a jogos, configurações otimizadas, drivers, shadowplay e outros. Isto ajuda para que suas dúvidas, sugestões ou reclamações possam ser aceitas como melhorias futuras no software.

 
visao-enviar-feedback-geforce-experience
 

 

Funcionalidades

O GeForce Experience é um programa ideal para quem quer jogar com o melhor desempenho que os games podem oferecer para seu computador; quer saber o motivo? Então vamos a resposta: muitos usuários (a maior parte deles, diga-se de passagem) não sabem ou não possuem experiência para configurar, no menu de opções dos jogos, a infinidade de recursos que os games disponibilizam para aumentar o desempenho ou melhorar os recursos gráficos, como ativar taxas de FPS, anti-aliasing, etc. Para facilitar a vida destes usuários e mostrar que as placas de vídeo da NVIDIA são realmente potentes com recursos realistas, o software traz uma série de recursos interessantes para quem gosta de jogar, desde atualização automática do driver da placa de vídeo, otimização do computador para os jogos, até permitir gravar streams diretamente para o Twich.TV. Abaixo conheceremos resumidamente todas as funções disponíveis no programa da NVIDIA.

 

 

 
Atualização de drivers

Ao abrir o GeForce Experience, se houver alguma atualização disponível para sua placa de vídeo, o programa mostra primeiramente a aba “Drivers” com a informação da sua versão atual de software instalada e a mais recente disponível, já com a opção de baixá-la e instalá-la, tudo diretamente pelo programa; caso já esteja com a versão mais recente do driver, o software informará que seu driver já está atualizado, bem como sua versão e data.

 
aba-drivers-geforce-experience
 

Na aba “Preferências/Atualizações” é possível escolher com que frequência deseja que o Geforce Experience procure por novas atualizações: automaticamente ou mesmo se não desejar que faça a busca de forma automática, caso você prefira fazer manualmente; esta aba ainda permite que o usuário escolha o tipo de atualização para fazer o download, como sendo somente dos drivers, apenas do software, apenas de perfis de jogos ou então de todos. Para quem gosta de ser sempre avisado destas novas atualizações, ainda pode ativar a opção notificar quando houver atualizações disponíveis.

 
aba-preferencias-atualizacoes-geforce-experience
 

 
Otimização dos jogos

Sobre a otimização dos jogos, podemos dizer que é o ponto chave do GeForce Experience, embora o software possua outros recursos muito interessantes para os gamers. A lista de jogos compatíveis com o programa está sendo ampliada a cada dia e já traz títulos recentemente lançados (confira a lista atualizada aqui). Para sugerir a configuração “ideal” de determinado jogo para seu PC, o GeForce Experience se conecta ao banco de dados em nuvem da NVIDIA para obter a melhor configuração para os jogos, com base na sua CPU, GPU e monitor. Caso o usuário aceite as configurações propostas pelo sistema, basta clicar em otimizar e, então, iniciar o jogo, que o próprio programa possui um botão para isso e as configurações novas já estarão selecionadas.

 
iniciar-jogo-com-geforce-experience
 

O software NVIDIA GeForce Experience não sabe de todos os jogos que você tem instalado em seu PC; por isto, você deverá informar manualmente as pastas de instalação dos jogos para que o programa possa reconhecer todos os jogos do seu computador. Para isto, deverá entrar na aba “Preferências/Jogos” e adicionar os possíveis locais que os jogos estão instalados em seu computador. Posteriormente, você poderá selecionar um jogo instalado em sua lista e clicar em otimizar para otimizar automaticamente o jogo em um único clique. Ao invés de ajustar as definições manualmente ou utilizar os padrões, o software GeForce Experience vai escolher as configurações de forma inteligente baseado no hardware do seu computador.

 
aba-verificar-jogos-compativeis
 

 
Shadowplay

NVIDIA GeForce ShadowPlay é outro recurso no GeForce Experience que permite capturar ou transmitir vídeo de games, de alta qualidade, com impacto mínimo sobre a performance. O ShadowPlay possui quatro modos: Modo Shadow, Modo Manual, Modo Shadow + Manual combinados e Modo Twitch. O Modo Shadow grava até os últimos 20 minutos do seu game. O Modo Manual permite ativar e desativar a gravação, como em um gravador de vídeo. O Modo Combinado (padrão) permite usar os dois recursos ao mesmo tempo. O Modo Twitch permite transmitir para o Twitch.TV, para que outras pessoas possam ver seu jogo em tempo real.

 
modos-gravacao-shadowplay
 

Embora seja um recurso muito interessante para quem joga e gosta de gravar gameplays de seus jogos, o Shadowplay não está disponível para todos os computadores. Mesmo você instalando o GeForce Experience, se não tiver uma placa de vídeo compatível com o aplicativo, ele não estará liberado para uso (veja as placas compatíveis aqui).

Para quem está acostumado a gravar gameplays, conhece bem vários softwares para tal função, como o Fraps, por exemplo, que é muito utilizado ainda; a NVIDIA,portanto, sabendo disto, utiliza em seu marketing o fato de tais softwares terem um impacto muito grande na performance durante a sua utilização. Já com o Shadow Play da NVIDIA, na maior parte dos games, não é possível observar nenhuma diferença de performance com ShadowPlay. 5% é o comum, chegando a 10% no caso de games mais complexos. No modo NVIDIA SLI, em taxas maiores de quadro, o impacto sobre a performance pode ser maior.

 
modo-resolucoes-de-gravacao-shadowplay
 

A NVIDIA preparou um FAQ bem completo para tirar várias dúvidas sobre a utilização do Shadowplay, como assuntos relacionados aos formatos de vídeos utilizados pelo programa. Se o Shadowplay funciona com 3D Vision, NVIDIA Surround, as resoluções suportadas entre outros. Para ver todas essas respostas, acesse o FAQ da NVIDIA aqui.

 
Jogo ao vivo para o NVIDIA Shield

O GeForce Experience transmite seus games de computador para o dispositivo de game portátil NVIDIA SHIELD, assim você pode jogar seus games favoritos por toda a sua casa ou durante seus deslocamentos. Embarque no Borderlands 2 sem sair da cama. Ou continue o Skyrim de onde você parou quando estiver no café da esquina.

Este recurso sofreu uma atualização recentemente e com isto, agora é possível usar o recurso GameStream mesmo quando se está fora de casa, conectado a outra rede. Outra adição é a do recurso de acordar remotamente o PC quando ele estiver no modo de suspensão, e de realizar o login no Windows, caso o usuário proteja seu computador com uma senha.

Quem quer conhecer um pouco mais do console portátil da NVIDIA, recomendamos visitar a página do Shield (inglês) e ver todos os recursos que o portátil pode oferecer. Para você que possui o NVIDIA Shield veja aqui como configurar seu PC diretamente com o aparelho (inglês).

 
Instalação do software

A GeForce Experience é basicamente como outro software qualquer; é necessário fazer o download do executável diretamente do site da NVIDIA e executar o instalador. O software GeForce Experience será instalado e então você poderá efetuar a busca automática pelo driver mais recente da sua placa NVIDIA.

 
instalacao-geforce-experience
 

 

Desempenho

A principal função do GeForce Experience é o recurso de otimizar as opções visuais para jogos de PC com apenas um clique. Se você não gosta de perder tempo na tentativa e erro com níveis de serrilhamento e opções de sombreamento, o GeForce Experience busca no banco de dados da NVIDIA as melhores opções e as aplica para você, salvando as mudanças diretamente no arquivo de configurações do jogo.

Para descobrir quais são as melhores opções, os jogos são testados por muitas pessoas da empresa, que estabelecem benchmarks apropriados e metas de FPS para a melhor jogabilidade. Basicamente, essa é uma parte do jogo que é uma boa representação de como ele roda na sua máquina. A partir daí, essas metas são levadas para um algoritmo que testa milhares de combinações de configurações sobre milhares de hardwares possíveis para descobrir qual o melhor conjunto de opções para tirar o melhor proveito do seu hadrware/software.

Mesmo com o GeForce Experience sendo obviamente feita sob medida para o hardware da NVIDIA, o software é grátis e não precisa de uma placa da Nvidia para rodar, apesar de não ser tão útil em um computador sem uma placa da marca. E mesmo que você saiba/goste de mexer nas configurações, a otimização em um clique é uma mão na roda para quem não sabe muito bem o que está fazendo.

 

Destaques

Não é difícil identificar os principais destaques do software da NVIDIA. Além da boa usabilidade do programa, os recursos de atualização automática de drivers, otimização dos jogos e gravação de games completam o que podemos chamar de software completo para os gamers.

Com soluções simples e fáceis de utilizar, o GeForce Experience merece reconhecimento por facilitar a vida do usuário que não tem o conhecimento técnico em ajustes de configurações dos jogos para obter o melhor desempenho compatível com seu hardware.

Se você quer o melhor desempenho em jogos de PC, você precisa manter seus drivers gráficos atualizados. O software verifica automaticamente se há atualizações de drivers e permite que você escolha quando instalá-los. Também transfere regularmente novos perfis de jogo – coleções de configurações que controlam o que o seu driver de gráficos faz quando ele carrega jogos específicos.

E, claro, para os gamers e Youtubers que costumam fazer gameplays o software traz boas melhorias de gravação, evitando queda de desempenho durante o uso e até mesmo podendo transmitir diretamente para o Twich.TV (um dos maiores sites de streams ao vivo do mundo).

 

Conclusão

A maneira mais fácil de atualizar seus drivers, otimizar seus games e compartilhar suas vitórias. Esta frase de apresentação do software retrata exatamente o que o GeForce Experience faz. De maneira simples e prática, o aplicativo é perfeito para quem não possui conhecimentos técnicos de hardware para obter o melhor desempenho dos seus games com o hardware que possui. Além disto as opções de gravação de seus jogos é um atrativo e tanto para quem costuma utilizar o Youtube ou Twich.TV para mostrar suas partidas gravadas ou ao vivo. Se você tem uma placa GeForce recomendamos utilizar o software da NVIDIA sem falta.

 


GeForce Experience
10 Nossa Nota
Nota do Leitor 9.3 (3 votes)
Dê sua nota aqui
Prós
- Usabilidade simples e intuitiva
- Compatibilidade com diversos títulos de jogos
- Identificação automática de drivers
- Gravação de stream diretamente para o Twich.TV
- Suporte a vários modelos de placas e sistemas operacionais
Contras
- Não há contras
Interface 10
Usabilidade 10
Desempenho 10
Funcionalidade 10
Interface 0
Usabilidade 0
Desempenho 0
Funcionalidade 0



Você ainda pode aproveitar: