ENVIE SUA SUGESTÃO

Quer ver a análise de algum produto? Envie uma sugestão!


 

SEJA UM COLABORADOR

Se você tem interesse em ser nosso colaborador e escrever para o Testado Aqui, entre em contato conosco agora.


Razer-Kraken-71-Chroma-(38)
Testado Aqui

 

1

Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook

 

 

 

Quando pensamos em comprar um headset, encontramos uma infinidade de opções dos mais variados tamanhos, preços, estilos e marcas. Normalmente levamos em consideração o preço e se o estilo nos agradará, e claro, sua qualidade sonora. Todavia nem sempre pensamos para qual será a finalidade e se será viável adquirir um modelo ao invés de outro.

A Razer já se consagrou principalmente entre os gamers por ser muito especializada em acessórios de alta performance, diferente de outras empresas que possuem apenas alguns produtos focados neste segmento. Por esta razão se torna referência em acessórios com design atraente, excelente acabamento e, consequentemente, no alto preço que esta qualidade e performance exigem.

O produto que testamos desta vez não foge à regra; é voltado para gamers e entusiastas: o Razer Kraken 7.1 Chroma. Trata-se de um headset mais simples em seu design, porém com total exuberância em qualidade sonora, afinal, ele traz um áudio Surround 7.1. Em outra análise, já trouxemos as características do Razer Kraken e nesta análise focaremos mais nas diferenças do áudio em si do que na parte estética, tendo em vista que é basicamente o mesmo fone com apenas algumas diferenças em sua qualidade sonora.

Testamos o fone por 2 semanas e descreveremos abaixo nossas impressões, na qual focaremos mais suas funcionalidades e desempenho. Após finalizar a leitura, não se esqueça de registrar a sua opinião sobre o acessório em nossa seção de comentários. E para você que já possui este periférico, aproveite para deixar sua opinião de usuário, relatando sua experiência e os pontos positivos e negativos, podendo assim contribuir na escolha de outras pessoas que desejam comprar este produto.

 

Características Técnicas

  • Headset para jogos com som sorround Razer Kraken 7.1 Chroma
  • Mecanismo avançado de som surround virtual 7.1
  • Microfone digital aprimorado
  • Projetado para maior conforto em jogos prolongados
  • Iluminação Chroma com 16,8 milhões de opções personalizáveis de cor
  • Habilitado pelo Razer Synapse
  • Drivers potentes para a mais alta qualidade de áudio durante o jogo
  • Conchas auriculares fechadas para um isolamento acústico ideal
  • Conchas auriculares dobráveis para facilitar o transporte

 

Fone

  • Drivers: 40mm com neodímio
  • Resposta de freqüência: 20Hz-20kHz
  • Impedância: 32Ω
  • Sensibilidade @ 1kHz: 112dB
  • Potência de saída: 30mW
  • Conector: Gold USB banhado
  • Comprimento do cabo: 2m  cabo trançado USB

Microfone

  • Resposta de freqüência: 100Hz-12kHz
  • @ 1 kHz Sensibilidade: 40dB ± 4dB
  • Sinal-ruído: 63dB
  • Pick-up padrão: Unidirecional

 

Design, material e acabamento

Conforme mencionado no início, o Razer Kraken 7.1 é basicamente o mesmo fone Razer Kraken na qual já fizemos análise anteriormente em termos de característica física, design e acabamento. Seus únicos diferenciais ficam por conta da atualização recebida da série Chroma que permite você escolher a cor do LED Neon presente na logo Razer ao lado das conchas do fone e no microfone embutido (característica do modelo Razer Kraken Pro).

 
Razer-Kraken-71-Chroma-1

[vide Razer Kraken]
Embora seja predominantemente feito de plástico, o Kraken 7.1 Chroma aparenta um fone de ouvido “Premium” graças às hastes em preto cobrindo cada alto-falante, a haste principal de couro sintético preto com o logotipo Razer verde e copos quem envolvem a orelha em couro sintético preto. O plástico em si é resistente e devido aos vários níveis de regulagem, é quase improvável que quebre com facilidade.

 
Razer-Kraken-71-Chroma-2

Os headsets da Razer sempre se destacaram graças ao seu logotipo icônico em verde neon, pelo tamanho geralmente grande e pela ótima qualidade sonora; e é justamente desta forma que o fone de ouvido Razer Kraken se apresenta: tamanho grande, som de ótima qualidade e seu tradicional design. No modelo testado, a logo Razer aparece em verde, e o destaque fica nas suas laterais, com a possibilidade de escolher a cor que você deseja para a logo com o sistema Chroma que pode ser alterado através do software Synapse.

 
Razer-Kraken-71-Chroma-3

Todo em preto fosco, o fone tem um ar mais discreto se comparado a outros modelos da marca, como o Orca por exemplo. Apenas a parte inferior da haste principal é revestida com uma camada de tecido almofadado em tom preto, o que não vem a ser nenhum problema para quem deseja não ser notado na multidão pois ao colocar na cabeça o tom escuro quase não aparece. Já não pode-se esperar passar-se desapercebido em função do tamanho; como o objetivo é o conforto, a Razer não economizou em suas conchas auriculares, o que faz o Kraken 7.1 um modelo não tão compacto.

 
Razer-Kraken-71-Chroma-4

Este modelo é essencialmente um headset para jogos de PC, e o cabo de áudio não possui conector de áudio de 3,5 mm (também chamado de P2); portanto você não poderá usá-lo como um fone de ouvido em seu smartphone ou outro dispositivo. Sua conexão é somente USB que traz um conector Gold Plated em sua ponta. O periférico traz um cabo com um comprimento generoso de 2 metros, sendo em Nylon, o que evita o cabo se partir ou quebrar com maior facilidade.

 
Razer-Kraken-71-Chroma-5

As conchas auriculares do Razer Kraken são dobráveis, porém não em sua totalidade. Sua dobra chega aproximadamente 45º para dentro, facilitando apenas na diminuição do tamanho. Para o transporte não chega a ser algo tão útil pelo fato de com seu tamanho grande dos drivers, ser possível dobrar apenas um lado por inteiro e o outro apenas 10 a 15º.

 
Razer-Kraken-71-Chroma-6

 

Conforto

Como a haste é ajustável (13 níveis), sua abertura pode ser considerada grande e portanto deve caber praticamente em qualquer pessoa. As conchas dos alto-falantes dobram para dentro para quando você quiser tirar o fone de ouvido em movimento.

 
Razer-Kraken-71-Chroma-7

Projetado para envolver completamente os ouvidos, as conhas auriculares dos alto-falantes em couro sintético podem ficar um pouco quente depois de jogar por algumas horas, principalmente em dias mais quentes, mas ficam bem confortáveis durante todo o tempo graças à abundância de amortecimento das espumas. Não há tão grande aquecimento na haste de cabeça, pois o tecido de malha é um pouco mais respirável.

 
Razer-Kraken-71-Chroma-8

Em 340g, o Kraken é um pouco pesado e sua haste de plástico coloca uma quantidade significativa de pressão sobre sua cabeça caso não for ajustado de acordo com o tamanho da cabeça; deixar no tamanho máximo pode não ser uma boa opção para o conforto total. Em nossos testes de 2 semanas, foi difícil permanecer com o fone na cabeça por mais de 15 minutos sem sentir uma leve incomodação na região da mandíbula. Por isso, antes de utilizar, recomendamos fazer o ajuste ideal da regulagem da haste para evitar a pressão que a mesma faz sobre a cabeça.

Seu estilo de conchas maiores e um pouco pesado não é recomendável para utilização no pescoço, assim como fazem os DJ´s; para quem está acostumado a jogar e depois colocar o fone no pescoço para pequenas pausas, o fone poderá tornar-se um incômodo devido seu tamanho relativamente grande.

 

Qualidade Sonora

Para falar sobre a qualidade sonora, explicaremos o que é um Áudio 7.1 e como identificar suas características. Primeiramente, devemos saber que existem fones 5.1 ou 7.1 que fazem apenas a emulação deste sistema e outros fones que trazem realmente o áudio real desta configuração. Como isto? é simples explicar. Quando encontramos fones com sua descrição dizendo Surround 5.1 ou 7.1, isto quer dizer que o periférico apenas faz a simulação desta característica, usando a placa de som do seu computador ou a própria placa de som que vem junto ao fone. Agora quando encontramos na descrição do fone, Áudio True (verdadeiro) ou Áudio real 5.1 ou 7.1, isto significa que o fone possui 7 auto-falantes internos que não fazem a simulação, mas que realmente trazem o efeito de áudio 5.1 ou 7.1 para o ouvinte. Cada auto-falante servirá como um canal de áudio, trazendo as características que o filme ou o game proporcionam;

E o Razer Kraken 7.1 Chroma se encaixa em qual modelo? Se olharmos nas especificações técnicas ou mesmo na parte externa da caixa, veremos a seguinte informação: Surround Sound 7.1. Isto significa que o acessório da Razer traz um fone que apenas emula o áudio 7.1 através da placa de som que há dentro do próprio fone e libera o áudio para seus dois auto-falantes (drives). Portanto o Kraken 7.1 Chroma não é diferente da maioria dos fones que encontramos no mercado neste quesito.

Ok, mas onde está a diferença e porque ele é considerado um fone para gamers? O áudio em si vem bem claro e alto para a qualidade do som emulado. O Kraken oferece uma uma experiência de graves satisfatória com um áudio extremamente poderoso devido aos seus potentes auto-falantes, permitindo a quem costuma jogar games de FPS com muitos tiros e ação, curtir um áudio extremamente realista.

Como o fone é feito em especial aos gamers, para quem pretende adquirir para ouvir músicas, pode não ser o fone ideal; sua alta intensidade nos tons graves, dificulta ouvir os tons agudos. Você conseguirá ouvir sua música tranquilamente, embora não será com a mesma qualidade que um fone de ouvido com bons agudos poderia oferecer, o que pode ser uma coisa boa ou ruim, dependendo da pessoa. Ao favorecer demais as frequências graves, o fone faz com que muitos sons agudos passem despercebidos ou até mesmo desapareçam na hora de reproduzir músicas. Porém este efeito pode ser minimizado com a instalação do software Razer Synapse onde é possível fazer alguns ajustes no áudio de deixá-lo com novas características.

Com o Razer Synapse você consegue liberar todo potencial sonoro do Kraken 7.1 Chroma. Já sem o auxílio do software, o fone se comporta apenas como uma opção stereo com ótima performance, que não perde muito em relação a outras opções semelhantes no mercado, mas que não consegue mostrar tudo que consegue oferecer. Com o software devidamente instalado e configurado, entra em ação o sistema de som surround 7.1 virtual. O Razer Synapse permite ainda você ajustar o modo como o fone emula os diferentes tipos de som. Além das opções “Boost de grave” (que aumenta a resposta a frequências baixas) e “Normalização de som” (responsável pela redução de variações de intensidade), um equalizador garante a possibilidade de realizar diversos ajustes na maneira como o fone de ouvido atua.

 


 

Nos testes que realizamos em jogos, o destaque vai para a performance do Razer Kraken 7.1 em jogos de tiro em primeira pessoa e em games com trilhas sonoras no estilo orquestra. Apesar de nem todos os jogos terem a capacidade de oferecer som surround 7.1, na maioria deles conseguimos distinguir na perfeição de onde vêm determinados efeitos sonoros, como os passos dos personagens e disparo de armas.

Quanto ao microfone, a decisão da Razer colocar um microfone digital no Kraken 7.1, mostrou-se inteligente, uma vez que obtivemos bons resultados durante os jogos e videoconferências. Porém a falta de filtros fez com que alguns ruídos externos fossem percebidos; nada que venha prejudicar sua comunicação com seu time durante a jogatina, mas para gravações de gameplays, pode atrapalhar um pouco. Nos testes realizados, a voz captada pelo microfone apresenta boa nitidez, e a capacidade de captura do som não nos obriga a ter o microfone encostado à boca. Vale citar ainda que o microfone possui um botão ligar/desligar (mute), bastante útil quando queremos cortar a comunicação por breves momentos.

 

Destaques

O fone de ouvido Razer Kraken 7.1 Chroma merece destaque em vários quesitos: conforto, isolamento acústico e bons graves. Como fone gamer, o conforto é essencial para quem passa horas na frente do computador jogando. Suas conchas grandes de espumas e sua alça de espuma minimizam a pressão sobre a cabeça; o isolamento das esponjas aliado à capacidade de som dos auscultadores, fazem com que quando colocamos o fone e ouvimos música ou jogamos com um volume baixo/médio, todos os ruídos à nossa volta passam despercebidos.

Em termos acústicos, o acessório atinge um nível de volume que dificilmente conseguimos suportar e, mesmo assim é difícil notar qualquer distorção. A tendência deste headset é oferecer níveis de graves bastante acentuados, o que nem sempre se ajusta ao som que queremos ouvir, mas o software Razer Synapse 2.0, cujo download pode ser feito através do site da Razer, permite-nos efetuar os ajustes necessários para obter os níveis de som desejados.

Para uma boa experiência sonora quando ouvimos música no computador, não dispensamos a utilização dos efeitos de equalização disponíveis no Razer Synapse. Como os graves do Razer Kraken 7.1 são bastante fortes, existe a necessidade de encontrar um ajuste mais adequado quando ouvimos música pop, rock ou clássica. Encontrado esse ajuste, ou recorrendo a alguns modos pré-configurados no software, podemos desfrutar de um som bastante envolvente e de excelente qualidade.

Devemos citar ainda que a Razer colocou um cabo com tamanho generoso no fone; com aproximadamente 2 metros de fio de nylon e um plugue USB gold plated, o cabo além de mais resistente ao evitar quebras e rompimentos, evita a oxidação no conector.

Além disto a Razer acertou no microfone, algo que era bastante cobrado nos demais modelos. Com um microfone retrátil e que permite ajustar-se em qualquer direção, a Razer ainda implementou um botão liga/desliga na ponta do microfone que permite você desligá-lo a qualquer momento, sendo identificado através do led presente em sua circunferência.

 

 

Poderia ser melhor

Embora possua muitas qualidades e tenha sido desenvolvido com uma boa estrutura, o Krazer Kraken peca por alguns descuidos, que por mais que seja proposital, o impede de ser um fone com nota 10. A parte que mais deixou a desejar é que não há controle remoto in-line e, portanto, não há maneira de alterar o volume ou silenciar, o que pode ser um pouco decepcionante tanto para quem joga, quanto para quem ouve música ou assiste um filme; porém como a maioria dos teclados para jogos já vem com controles de volume, isso pode não ser um grande problema (mas convenhamos, a Razer podia caprichar neste detalhe).

Embora não seja um problema, mas sim uma característica, é bom deixarmos o alerta de que o fone funciona somente via USB, pois não possui os conectores P2; portanto caso você queira comprá-lo para utilizar com seu celular ou ligar em uma TV, é bem provável que não irá conseguir. A recomendação é para uso apenas em computador ou console, onde nesse caso o Krazer Kraken 7.1 é compatível com o videogame PlayStation 4.

 

A grande pergunta: Vale a pena?

Com um design mais simples se comparado a outros modelos, fugindo à mistura exagerada de cores e formatos que muitos headsets para jogos apresentam, o Razer Kraken 7.1 revelou-se bastante funcional e com ótimo desempenho em games. Contudo alguns pontos devem ser levados em consideração antes de adquiri-lo. A estrutura do Razer Kraken 7.1 é bastante robusta, o que talvez torne o acessório um pouco pesado e incômodo, mas a possibilidade de ajuste e conforto das almofadas ajudam a eliminar essa questão.

Deve-se ficar atento também que seu áudio é apenas surround 7.1 e não 7.1 real, ou seja, o periférico apenas faz a emulação da característica em sua própria placa de som e as distribui para seus dois auto-falantes, diferentemente dos fones com 7.1 real que possuem todos os drives com canais específicos para cada som. Quanto à qualidade e potência sonora deste headset, consideramos que está à altura das exigências. Uma vez que se trata de um headset para jogos, as questões relacionadas com os graves demasiadamente fortes, tornam-se pouco importantes.

Contudo, devido a seus graves exuberantes, o fone não tem boa indicação de utilização para ouvir músicas sem a utilização do software Razer Synapse. Para quem pretende utilizar o fone para ouvir música ou assistir filmes, será necessário fazer alguns ajustes via software para ter uma qualidade de áudio com menor intensidade dos baixos. Vale lembrar ainda que o fone só possui plugue USB, portanto sua utilização será restrita a PC´s e também com a compatibilidade do PlayStation 4.

Agora cabe a você decidir se vale a pena ou não comprá-lo. Leve em consideração qual será sua utilização principal, se para jogos ou músicas ou ainda, qual gênero de jogos e música será aplicado com maior frequência.

 

Galeria de Fotos

 


Fone de Ouvido Razer Kraken 7.1 Chroma
8.0 Nossa Nota
Nota do Leitor 8.6 (5 votes)
Dê sua nota aqui
Prós
- Ótimo isolamento acústico
- Confortável e macio no uso
- Cabo em Nylon com bom comprimento
- Plugue USB Gold Plated
- Microfone retrátil com bom desempenho
- Botão liga/desliga microfone
Contras
- Não há controle de volume no cabo
- Funciona somente via USB
Qualidade Sonora 8
Design e Forma 8
Conforto 8
Isolamento de Ruído 9
Custo x Benefício 7
Qualidade Sonora 0
Design e Forma 0
Conforto 0
Isolamento de Ruído 0
Custo x Benefício 0


COMPARATIVO  
Fones de Ouvido Razer
A Qualidade Sonora
B Design e Forma
C Conforto
D Isolamento de Ruído
E Custo x Benefício
7.6 Nossa Nota
- Nota do Leitor
7
7
9
9
6
A B C D E
7.6 Nossa Nota
- Nota do Leitor
8
7
7
9
7
A B C D E
8.0 Nossa Nota
8.6 Nota do Leitor
8
8
8
9
7
A B C D E


APROVEITE: SHOPPING

ONDE COMPRAR


R$ 549,90


R$ 698,90


R$ 599,99


Consulte


R$ 529,90


R$ 509,15

* Os preços informados acima podem ser alterados pelos anunciantes sem aviso prévio

OUTRAS OFERTAS

 




Você ainda pode aproveitar:

 

 

  • Cristiano

    Vc’s q testaram o produto podem me responder, eu comprei um Chroma só q tem uma coisa me incomodando e muito, o cabo dele e de nylon transado e em tudo q ele encosta da para ouvir no fone esquerdo, quando passo a mao ou encosta na roupa/mesa qualquer coisa gera barulho no fone, isso e normal dele? Já tive o Pro o cabo era revestido de plastico e nao acontecia isso.