ENVIE SUA SUGESTÃO

Quer ver a análise de algum produto? Envie uma sugestão!


 

SEJA UM COLABORADOR

Se você tem interesse em ser nosso colaborador e escrever para o Testado Aqui, entre em contato conosco agora.


avell-titanium-b155-(79)
Testado Aqui

 

1

Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook

 

 

 

Notebook para jogos? Notebook gamer? Afinal, notebook serve para jogar os games mais recentes que exigem alto desempenho? Quem está tentando acabar com estas dúvidas é a empresa Brasileira Avell, que é especializada em notebooks de alto desempenho com foco em jogos e notebooks para uso profissional.

Trazemos hoje a análise de um dos modelos da marca que segundo ela, tem o melhor custo x benefício: o Titanium B155 Fire. Será mesmo? (vamos descobrir abaixo); com parcerias de peso, como NVIDIA e HyperX, a Avell traz em seus modelos placas de vídeo da série GeForce GTX e memórias de alta performance Kingston HyperX.

Tivemos o produto em testes por um período de duas semanas, utilizando-o em aplicações diversas. Mesmo em softwares profissionais, quanto em diversos títulos de jogos, o notebook apresentou um resultado interessante. Todavia, você poderá tirar suas próprias conclusões com a análise abaixo, não esquecendo de após finalizar a leitura, registrar a sua opinião sobre o acessório na seção de comentários.

E para você que já possui este modelo ou outros da marca, aproveite para deixar sua opinião de usuário, relatando sua experiência e os pontos positivos e negativos, podendo assim contribuir na escolha de outras pessoas que desejam comprar este produto.

 

Especificações Técnicas

  • PROCESSADOR:
    Intel Core i5 Haswell – 4210M 2.6 GHz, 3MB Cache (3.20 GHz com Max Turbo)
  • MEMÓRIA:
    8 GB Kingston HyperX Impact DDR3 (1600 MHZ) / ( 2 x 4 GB )
  • HARD DISK (HDD), SSD OU SSHD:
    HD 1 TB – 7200 RPM
  • UNIDADE ÓPTICA:
    Leitor/Gravador DVD 8X DVD±R/RW/4X +DL Super-Multi Drive & Software
  • PLACA DE VÍDEO:
    NVIDIA GeForce GTX 950M (2GB dedicado)
  • TELA (LCD):
    15.6″ FullHD (1920x1080p) 16:9 LED-Backlit (Glossy)
  • WIRELESS:
    Realtek 8723 – 802.11 b/g/n – Wi-Fi + Bluetooth
  • GARANTIA :
    3 Anos de Garantia (Peças e mão de obra) – Bateria: 1 ano

 

Design, material e acabamento

Costumeiramente os notebooks gamer costumam ser grandes e pesados propositalmente, para acomodar todo o hardware que a alta performance exige, incluindo por vezes duas placas de vídeo, mais de 1 cooler e baterias maiores para aguentar o notebook ligado por mais tempo, entre outros componentes. O modelo Titanium B155 Fire foge a esta regra e traz um formato mais leve e discreto se comparado a outros modelos, podendo até ser comparado a notebooks tradicionais para uso doméstico; uma surpresa grata!

 
avell-titanium-b155-fire-1

Embora simples e com traços sóbrios, o design do notebook é elegante. A parte externa da tampa traseira da tela traz uma textura moderna e refinada, no estilo aço escovado; nota-se que todo o material do notebook é em plástico ABS e o “aço escovado” é apenas uma textura feita no plástico. Na parte central a logo da marca em prata e bordas pretas contrasta com a superfície gerando um visual sofisticado.

 
avell-titanium-b155-fire-2

Na lateral direita o notebook possui uma unidade de drive óptico e duas saídas USB, sendo uma 2.0 e uma 3.0. Do lado esquerdo possui mais uma saída USB 3.0, uma saída de vídeo HDMI, uma porta de conexão e-SATA, um conector Ethernet, o conector de energia e uma saída de vídeo VGA. Ainda na parte esquerda, está a saída de ar do sistema de refrigeração do notebook. Já o leitor de cartão de memória, assim como seus dois alto falantes ficam na parte frontal sob a leve inclinação da estrutura da carcaça.

 
avell-titanium-b155-fire-3

Seguindo a tendência usado na maioria dos notebooks atuais, o teclado segue o padrão estilo chiclete ou chocolate para alguns, onde todas as teclas são achatadas e independentes umas das outras. Outra característica do teclado é que seu toque é macio e suave e a disposição das teclas bem organizada, trazendo também o teclado numérico embutido. Vale lembrar que o modelo não é o padrão ABNT2 com a tecla “ç” e sim no padrão US Internacional, o que não chega a ser um problema, mas pode incomodar algumas pessoas que estão acostumadas com o estilo.

 
avell-titanium-b155-fire-4

O touchpad possui uma área grande e bem definida, aceitando movimentos com efeito de pinça para dar zoom nas imagens ou utilizar dois dedos para rolar as páginas, por exemplo, além de permitir multitoque. Os dois botões, esquerdo e direto são grandes e fáceis de clicar além de serem silenciosos. Embora seja um notebook gamer, o touchpad não é ideal para jogos, mas ele suprirá tranquilamente suas necessidades na hora de navegar na internet ou usar editores de textos ou planilhas.

 
avell-titanium-b155-fire-5

 

Hardware

Notebooks para jogos geralmente possuem configuração mais potentes com hardwares de alta performance para garantir o desempenho desejado nos jogos. E com configurações mais potentes que os notebooks da Avell se destacam. O modelo Titanium B155 Fire que testamos traz em sua configuração padrão componentes e hardware de peso, conforme veremos abaixo:

  • Processador

    O Titanium B155 Fire trabalha com os processadores Intel Core de quarta geração. O processador Core i5 presente nesse notebook possui dois núcleos físicos, mas pode cuidar de até 4 processos simultâneos devido à tecnologia Hyper Threading da Intel. A frequência da CPU vai de 2,6 GHz a 3,2 GHz, com um consumo máximo de energia de 37 watts. Vale lembrar que o processador possui 3MB de cache e é compatível com memórias DDR3L 1333/1600. Saiba mais sobre o processador aqui.

  • Memória

    Geralmente a quantidade de memória necessária para rodar um game com todos os detalhes no máximo, varia em torno de 4 a 8 GB, dependendo do título escolhido. A Avell permite que você adicione ao Titanium B155 até 16 GB de RAM, o dobro do suficiente para alocar todos os recursos do sistema operacional e dos jogos sem que você tenha travamentos e lags durante as partidas.

  • Placa de Vídeo

    Um dos principais hardwares responsáveis pelo desempenho dos notebooks para jogos é a placa de vídeo, e o Titanium B155 Fire traz dois chips gráficos — isso porque o acelerador Intel® HD Graphics 4600 é incluído junto com o processador. Esse chip é utilizado nas tarefas mais comuns, ou seja, aquelas que não exigem muito processamento gráfico. Quando você precisa de mais performance, o notebook passa a utilizar automaticamente a segunda placa de vídeo, a GeForce GTX 950M com 2GB de vídeo dedicado, ou seja, a placa possui 2GB de vídeo próprio para sua utilização, não consumindo a memória RAM do notebook enquanto você joga. Essa troca é feita automaticamente sem que você perceba que o computador passou a utilizar outro chip gráfico. O responsável por essa mudança é o NVIDIA Optimus, que seleciona automaticamente e instantaneamente a melhor GPU para a tarefa em execução, trazendo o perfeito equilíbrio entre desempenho e vida útil da bateria.

  • Tela e Qualidade de Imagem

    Utilizando uma tela de 15.6 polegadas, o Titanium B155 Fire tem o painel da tela iluminado por LED´s; sendo assim a taxa de contraste torna-se muito boa, assim como o brilho que, mesmo em ambientes com muita luminosidade, deixa a tela com ótima visibilidade do conteúdo.

    O monitor também impressiona com a qualidade da imagem; com resolução em FullHD (1920 x 1080p) resulta em uma qualidade de imagem de perfeita. O painel não é IPS, o que poderia aumentar o ângulo de visão da tela, permitindo menos distorções nas cores, mesmo em ângulos mais abertos. A tela não possui uma camada antirreflexiva fosca (matte), algo simples, mas que faz diferença na hora de trabalhar com o notebook em local muito iluminado. Por ser brilhante, em algumas ocasiões, muitas pessoas pode não se acostumar com o reflexo emitido.

  • Áudio

    Um quesito pouco falado nas análises de notebooks é o áudio, que embora não interfira no desempenho do produto, faz uma boa diferença se você utilizará fones de ouvidos com ajuste de equalização para escutar o som dos seus jogos favoritos. O motivo é que poucos são os que apresentam algum diferencial relevante, mesmo que, com nomes diferentes e drivers de diferentes fabricantes, a qualidade geral é basicamente a mesma.

  • Vários modelos da Avell, incluindo o Titanium B155 Fire, traz em suas configurações o sistema de som Sound Blaster, que mostra que a qualidade dos produtos da Creative são de boa qualidade. Unindo a tecnologia SBX e um bom par de fones de ouvido, você tem uma experiência sonora incrível, algo imprescindível para jogos e filmes.

    Os alto falantes do B155 ficam localizados na parte da frente sob uma leve inclinação da estrutura e são fabricados pela Onkyo, uma marca muito bem conceituada no ramo de equipamentos de som de alta performance. O notebook não traz subwoofer, mas os graves são muito bem pronunciados, ideal tanto para filmes quanto para jogos, em especial pelo sistema Sound Blaster Cinema, que se mostrou bastante competente em decodificar filmes em alta resolução em 5.1 canais (via HDMI) e até mesmo na qualidade de músicas com fones de ouvido.

     

    Conhecendo a tecnologia Sound Blaster Cinema

    O Titanium B155 carrega um processador de áudio que traz uma novidade: a compatibilidade com a tecnologia Sound Blaster Cinema, que foi desenvolvida pela Creative Labs para garantir a melhor experiência sonora. Isso garante que, mesmo que o processamento do áudio seja executado via software, a qualidade dos efeitos sonoros sejam próximos a áudios reais, ou seja, sendo executados por alto falantes potentes.

    O sistema Sound Blaster Cinema visa melhorar a capacidade de áudio trazendo diversos recursos:

    SBX Bass: Esse recurso melhora a experiência de som, expandindo os tons de baixa frequência;
    SBX Crystalizer: Esse recurso garante que todos os detalhes do áudio sejam ouvidos, restaurando os “altos” e “baixos” que são comprometidos com a compressão de áudio;
    SBX diálogo Plus: aumenta as vozes de forma inteligente em jogos, garantindo um som mais nítido e limpo dos diálogos;
    SBX Surround: vai além do som surround 7.1 e oferece bons níveis de realismo do áudio, incluindo os efeitos de surround impressionantes;
    SBX Smart Volume: resolve o problema de mudanças bruscas de nível de volume nos jogos através da aplicação inteligente de ganho e atenuação.

    Embora o efeito proporcionado por esses recursos não é o mesmo que um processador de áudio dedicado poderia oferecer, a experiência que a Creative traz melhora bastante a imersão e a qualidade do áudio.

 

Bateria

Para realizar o teste de bateria, nós não utilizamos softwares destinados a testes, mas sim utilizamos o notebook em diversas atividades sem o uso da fonte de energia e tiramos a prova real da duração da bateria.

Para começar, deixamos a bateria totalmente carregada e tiramos a fonte de energia da máquina, deixando-a descarregar sem qualquer intervenção. Não foi feito nenhuma atividade ou teste e deixamos para ver o resultado, que por sua vez aguentou 4 horas até atingir 5% de carga.

Após carregá-la novamente, fizemos um segundo teste; desta vez utilizamos o notebook em tarefas corriqueiras. Colocamos um filme em FullHD para rodar e em intervalos de 20 minutos, executamos algumas atividades como navegar na internet, abrir documentos de textos, conversar via Skype e visualizar fotos: o resultado foi de 3 horas de duração.

Por último, o teste em jogos. Testamos o jogo Mortal Kombat X em diversas configurações de forma intensa. O resultado foi de 1 hora e 30 minutos. Apesar de não ser muito tempo, é válido lembrar que jogamos em com a configuração máxima em resolução FullHD, consumindo o máximo da performance do equipamento, o que torna o resultado bom para um notebook desse tipo, mostrando que as novas arquiteturas da Intel e da NVIDIA são mesmo eficientes e garantem mais rendimento das baterias. E isso sem comprometer completamente o desempenho.

 
avell-titanium-b155-fire-6

É importante ressaltar que testes com bateria devem ser considerados apenas como base, já que cada equipamento pode trabalhar de forma distinta e realizar tarefas que consomem menos ou mais energia.

 

Desempenho

Como o Titanium B155 pertence a linha Gamer da Avell, não poderíamos deixar de testar o aparelho em vários games. Rodamos os jogos em diferentes configurações para avaliar seu desempenho e isso, você pode perceber no gráfico abaixo:

 
teste-de-jogos-avell-titanium-b155
 

Como podemos perceber, o Avell Titanium B155 Fire é perfeitamente capaz de rodar os games de última geração. Entretanto, é preciso ajustar um pouco as configurações gráficas para garantir uma fluência maior nas animações. O que mais causa impacto no desempenho dos aplicativos é a resolução de tela.

Por mais que seja tentador rodar os games em FullHD (1920 x 1080p), talvez seja preciso diminuir a resolução para obter o melhor desempenho. Felizmente, você não deve perder muita qualidade visual ao fazer isso, pois a tela continua exibindo uma imagem excelente mesmo em uma definição menor.

Cabe a você regular os gráficos adequadamente antes de começar a jogar. Para facilitar essa tarefa, existe o GeForce Experience, que pode configurar automaticamente os jogos para oferecer o melhor equilíbrio entre desempenho e qualidade.

 

Mas notebooks para jogos esquenta?

É comum notebooks para jogos esquentar e você sentir em suas mãos o calor gerado vindo da parte interna; isto deve-se ao foto do hardware de alta performance presente internamente trabalhar em altíssimo desempenho e devido ao seu espaço compacto, o ar quente acaba aquecendo um pouco mais a região do teclado; todavia alguns modelos trazem algumas melhorias nesse sentido a fim de garantir a melhor experiência de uso do aparelho para seus jogos.

O modelo B155 não foge a regra; assim como a maioria dos notebooks, ele chega a ter um leve aquecimento quando o processador está trabalhando no máximo durante a jogatina, mas surpreendentemente não chegou a ser um calor insuportável. O sistema de resfriamento interno conseguiu suprimir todo o calor e deixar a parte do teclado com boa temperatura permitindo jogar no próprio teclado do notebook sem maiores dificuldades.

 

Destaques

Embora seja considerado um dos modelos de entrada da marca, o Titanium B155 traz alguns destaques interessantes; a começar pelo seu design mais fino e portátil, que permite você levá-lo em uma mochila para qualquer lugar sem pesar muito. Aliado a estrutura mais fina e compacta, o modelo traz um design diferenciado com sua tampa simulando aço escovado, que dá um ar de requinte e sofisticação para sua aparência.

Outro destaque é a ótima qualidade da tela, que além de trazer o painel iluminado por LEDS, sua resolução é FullHD, ou seja, 1920 x 1080 pixels, garante uma excelente qualidade de imagem apresentada na tela Glossy (brilhante) que a torna mais realista e imersiva.

Podemos citar ainda a qualidade de áudio representada pela tecnologia Sound Blaster e pelos alto falantes da Onkyo presentes no equipamento; com toda esta tecnologia e um bom par de fones de ouvido, a diversão é garantida com ótima qualidade sonora.

Para finalizar, o Titanium B155 já traz em sua configuração a nova placa de vídeo da série 900M da NVIDIA, com recursos como Battery Boost e Optums, que garantem recursos extras ao equipamento, aumentando sua performance e tempo de uso em bateria.

 

Poderia ser melhor

Apesar de muitos fatores positivos, notamos falta de um teclado retroiluminado, que poderia combinar com as boas características que o equipamento oferece. Embora sua arquitetura seja chiclet, ou seja, teclas mais quadradas e espaçadas, sua característica é mais de teclas mais baixas, o que dificulta um pouco na hora da digitação para quem costuma digitar mais rápido, dando a impressão de que a tecla não foi pressionada; nada que interfira no desempenho do equipamento, pois é só uma questão de se acostumar com o estilo do teclado.

Mesmo com resolução FullHD e iluminação por LED, só faltou a Avell trazer também uma tela IPS no modelo, que tornaria ainda mais atrativo a aquisição; porém vale ressaltar que em versões anteriores do modelo, sua configuração contava com a tela IPS; portanto no caso de desejar comprar o produto, recomendamos entrar em contato com a empresa para avaliar a possibilidade de adquirir com IPS.

 

A grande pergunta: Vale a pena?

Se você está em busca de um notebook gamer para poder jogar onde você for, é interessante dar uma olhada nos notebooks da Avell. O Titanium B155 traz um hardware que deixa o desempenho da máquina dentro do esperado, onde você provavelmente conseguirá jogar a maioria dos jogos recentes com as configurações ajustadas no médio sem problemas. Já para configurações acima do médio, alguns jogos podem exigir mais do que a máquina oferece e portanto o desempenho não será equivalente.

Além do design atraente com espessura mais fina, vale destacar a tela pela ótima qualidade de imagem apresentada com seu painel LED e resolução FullHD em um monitor de 15.6 polegadas, que deixam os gráficos super nítidos e com ótimas taxas de contraste, brilho e nitidez. Além disso, o sistema de som Sound Blaster da Creative garante uma experiência de sonora incrível aliada aos alto falantes da Onkyo.

Embora haja uma sina de que notebooks são mais caros que desktop, isto torna-se natural, e sim, os notebooks sempre serão um pouco mais caros que desktop. O preço do Titanium B155 Fire varia a partir de R$ 4.440,00 dependendo das modificações feitas em sua configuração, já que a empresa oferece a disponibilidade de você personalizar de acordo com a sua necessidade diretamente através do site da Avell.

Assim, se você não abre mão da portabilidade e quer levar a diversão com você seja onde for, o Titanium B155 é um ótimo equipamento e deve garantir a diversão muito tempo, já que todos os notebooks da marca vem com 3 anos de garantia.

 

Galeria de Fotos

 


Notebook Gamer Avell Titanium B155 Fire
7.5 Nossa Nota
Nota do Leitor - (0 votes)
Dê sua nota aqui
Prós
- Visual atraente
- Teclado numérico
- Boa webcam
- Áudio de qualidade
- Gráficos excelentes
- Bateria com boa autonomia
Contras
- Falta de teclado no padrão brasileiro
- Um teclado retroiluminado seria uma boa opção
Design 7
Material e acabamento 8
Funcionalidades 7
Desempenho do hardware 7
Duração da bateria 8
Custo x benefício 8
Design 0
Material e acabamento 0
Funcionalidades 0
Desempenho do hardware 0
Duração da bateria 0
Custo x benefício 0


APROVEITE: SHOPPING

ONDE COMPRAR


R$ 4.949,00


R$ 5.110,00


R$ 5.110,00


R$ 5.360,00

* Os preços informados acima podem ser alterados pelos anunciantes sem aviso prévio

OUTRAS OFERTAS

 




Você ainda pode aproveitar: