ENVIE SUA SUGESTÃO

Quer ver a análise de algum produto? Envie uma sugestão!


 

SEJA UM COLABORADOR

Se você tem interesse em ser nosso colaborador e escrever para o Testado Aqui, entre em contato conosco agora.


Sony MDR-XB920 (10)
Testado Aqui

 

1

Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook

 

 

 

O fone de ouvido da Sony, modelo MDR-XB920 lançado ainda em 2013, é integrante da linha de produtos que fez parte do foco da empresa para a Copa do Mundo de 2014. Este fone possui um design arrojado e dimensões grandes, mas será que ele, além de bonito, oferece ao usuário a experiência de áudio de boa qualidade?

É o que vamos apresentar na análise abaixo, com todos os detalhes que pudemos perceber e vivenciar em quase 2 semanas de testes. Após finalizar a leitura, não se esqueça de registrar a sua opinião sobre o acessório em nossa seção de comentários.

 

Características Técnicas

  • Tipo Dinânimo: Sim
  • Tamanho do Driver: Dinâmico de 50 mm
  • Resposta de Frequência: 3–28.000Hz
  • Sensibilidades (DB/MW): 106 dB/mW
  • Magnético: Neodímio
  • Impedância (OHM): 24 ohm (1 KHz)
  • Tipo de cabo: LITZ
  • Comprimento dos cabos: 1,2 m
  • Peso aproximado: 305g
  • Conector: mini estéreo em forma de L dourado

 

Design

Considerado um fone “Premium”, o MDR-XB920 traz visual muito bonito. Ele tem um acabamento com efeito metálico de muito bom gosto. O design do aparelho é bastante agradável e segue a linha dos fones deste estilo: bem grandes e com o layout mais “chamativo”. Ele está disponível em dois formatos de cores diferentes: prata com preto e prata com vermelho. O que testamos é totalmente cinza, com acabamento metálico com detalhes em vermelho que o tornam bastante atraente visualmente.

A haste é revestida por uma espuma vermelha na parte de dentro (pode ser encontrada também na cor preta) e branca do lado de fora. No lado branco, há a inscrição “SONY”. O ajuste das hastes é feito por plástico cinza (cor predominante no fone) e detalhes em vermelho (ou preto).

 
Sony-MDR-XB920-1

O fone se conecta à haste através de um meio círculo também em plástico. É ele que garante o movimento de rotação dos fones, podendo ser dobrados ou usados por um DJ, por exemplo.

O alto falante é o grande destaque do MDR-XB920. A parte de fora, é feita por alumínio prateado com o nome da Sony. O detalhe são os círculos circunscritos com diâmetros decrescentes que dão um toque especial ao design do fone.

A parte lateral dos fones é feita de plástico cinza. E este ponto pode ser considerado um fator a ser mencionado como negativo. Por ser todo dobrável, há uma forma correta para dobrá-lo que não é indicada no manual e nem na caixa. O problema disso é que, sem querer, e geralmente acontece até pegar o costume, durante o procedimento esta parte do plástico pode ser arranhada se dobrada para o lado contrário. Aconteceu em nossos testes e por isto é bom deixar o alerta.

 
Sony-MDR-XB920-2

As espumas de acolchoamento são revestidas por couro sintético e um tecido na parte central da concha do alto falante. O acabamento é bem feito e não chega a passar a impressão que couro vai acabar se descolando. O cabo flat que liga o fone à fonte de música é muito elegante. Ele não é fixo, possui um conector com uma trava que pode ser desconectado do fone a qualquer momento.

 

Conforto

O MDR-XB920 é um dispositivo perfeito para quem gosta de passar diversas horas ouvindo música sem interrupção. Ao colocá-lo, percebe-se quase que instantaneamente o quanto é macio e confortável. As espumas presentes nos fones são responsáveis por esta sensação e, apesar de não ser um fone leve (com 305 g), seu peso quase não é notado. Mesmo sendo um fone grande, não tivemos problemas em movimentar a cabeça enquanto era utilizando.

Um fator notável é o acolchoamento sem costuras usado nas saídas de som, que se moldam ao formato do rosto do usuário, tornando confortável o uso do acessório durante longos períodos. Para completar, o dispositivo permite a remoção de seu cabo de conexão, o que permite guardá-lo facilmente sem ter que se preocupar em lidar com fios enrolados em um momento posterior.

 
Sony-MDR-XB920-3

Os pontos negativos são poucos, mas devem ser comentados. Primeiramente, notamos que ele esquenta um pouco as orelhas mesmo em tempos de clima mais ameno; isso pode ser um pouco desconfortável.

Os outros dois pontos que podemos comentar: Utilizar o fone em modo de descanso, ou seja, no pescoço, pode atrapalhar os movimentos da cabeça e sentir um leve desconforto. E para quem utiliza óculos, pode ser um pouco desconfortável, pois pressiona os óculos contra a cabeça e pode incomodar. Nada disso, porém, é motivo para não comprá-lo; são apenas informações que vivenciamos e achamos interessante compartilhar.

 

Qualidade Sonora

O MDR-XB920 tem o sufixo “XB” por ser da série “Xtra Bass” da Sony. Ou seja, é focado para a reprodução de graves. E, nisso, ele se sai realmente muito bem. A qualidade que ele mostra ao tocar músicas eletrônicas, por exemplo, é ótima e mesmo assim não deixa a desejar em notas mais altas (agudos). O som que se ouve com o MDR-XB920 é praticamente perfeito; a qualidade sonora é muito boa.

Trabalhando na faixa de frequência 5 a 28.000 Hz (quanto maior o intervalo melhor), o fone consegue ser bem fiel ao som. O volume que o MDR-XB920 pode alcançar é bastante alto. Com potência de 3000 mW e sensibilidade 106 dB (quanto maior melhor), este fone pode impressionar. Se você curte ouvir som no volume máximo, ficará feliz em saber que ele não apresenta distorções mesmo sendo exigido ao máximo; vale lembrar que depende da fonte sonora que estará utilizando, já que defeitos em arquivos digitais com baixa quantidade de bitrate podem ficar bastante evidentes quando você os reproduz em alto volume.

Um ponto que se destaca com muita evidência é o isolamento acústico; o cancelamento de ruídos externos é excelente. Mesmo não usando o volume máximo, não é possível ouvir nada ao redor. Basta colocar o produto nos ouvidos para que diversos ruídos exteriores deixem de ser notados, por mais que você não esteja ouvindo nenhuma música. Isso faz com que o ele possa ser usado tranquilamente em ambientes públicos sem que seja preciso ajustar uma intensidade de volume alta para barrar conversas que estão acontecendo em sua volta.

 
Sony-MDR-XB920-4

O fone funcionou bem para ligações e a qualidade do microfone é boa. A voz fica bastante nítida.

 

Destaques

Geralmente nos fones adquiridos de outras marcas e até mesmo outros modelos da Sony, vem com um cabo fixo que conecta o fone à fonte musical. Algo que destaca o MDX-XB920 em relação a outros aparelhos semelhantes é o fato de ele acompanhar dois cabos em sua caixa. Enquanto um deles possui características tradicionais, contando com uma entrada P2 que se conecta a dispositivos como MP3 Players, computadores e video-games portáteis, o outro acompanha um microfone e é voltado para uso em smartphones com o sistema operacional Android.

O fato de ser possível desconectar os fios do aparelho, além de contribuir para o transporte, também diminui custos de manutenção. Se um cabo romper ou for danificado, não é preciso investir na compra de um fone totalmente novo, bastando investir na compra de um novo cabo com conexões semelhantes para continuar usando o produto que você já possui.

A adoção de cabos flats por parte da Sony merece elogios, pois nestes moldes tendem a se enrolar menos em comparação com os fios tradicionais, algo ótimo para quem costuma carregar fones de um lado para outro dentro de mochilas ou bolsas.

Seu design moderno e requintado e sua qualidade sonora (em especial os graves) são outros pontos que merecem receber destaque, além do conforto e portabilidade (fato de ser totalmente dobrável).

 

Poderia ser melhor

No quesito cabo, só achamos ruim o fato de somente um contar com um microfone, já que essa característica em nada limita a compatibilidade do aparelho com outros dispositivos, além de não contar com regulagem de intensidade de volume, já que o fone também tem o propósito de ser utilizado por quem anda nas ruas e não fica com um dispositivo musical na mão a toda hora.

Na embalagem do produto fica claro que o microfone do MDR-XB920 é compatível com aparelhos Android, mas isto não necessariamente real. Embora o produto funcione sem nenhum problema em smartphones que contam com a versão 4.0 (ou superior) do sistema operacional, ele nem sempre se adapta a aparelhos com versões anteriores. Assim, se você possui um dispositivo com o Android 2.3 (ou anterior), não há a garantia que a função de gravação do fone de ouvido funcione corretamente. Ressaltamos que, apesar de o produto não contar com compatibilidade total com produtos Apple, ele funciona sem qualquer problema junto ao modo clássico do iPod.

 

A grande pergunta: Vale a pena?

O fato do fone ser de uma categoria premium, torna o preço um pouco elevado aos padrões brasileiro. Mas para quem não prioriza preço, o MDR-XB920 é um fone bastante agradável de usar, que deve agradar principalmente a quem curte os tons graves nas músicas que escuta. Sua qualidade sonora, portabilidade e conforto são pontos positivos que devem ser levados em conta. Apesar de possuir alguns problemas de compatibilidade (e não contar com um controlador de volume em seus cabos), o MDR-XB920 não decepciona. Porém o preço ainda deve ser um fator primordial a ser analisado antes de sua escolha, tendo em vista que existem outros modelos no mercado tão bom quanto, por valores menores.

 

Galeria de Fotos

 


Headphone Sony MDR-XB920
8.7 Nossa Nota
Nota do Leitor 9.2 (1 vote)
Dê sua nota aqui
Prós
- Ótimo isolamento acústico
- Tons graves apresentam ótimo desempenho
- Design atraente
- Super confortável
- Totalmente dobrável o que facilita o transporte
Contras
- Falta de um controle de volume no próprio fone
- Custo x benefício nada atraente
- Graves sobressaem-se demasiadamente sobre os agudos
- Incompatibilidades com alguns SO mobile
Qualidade Sonora 9
Design e Forma 9
Conforto 9
Isolamento de Ruído 10
Custo x Benefício 6
Qualidade Sonora 0
Design e Forma 0
Conforto 0
Isolamento de Ruído 0
Custo x Benefício 0

APROVEITE: SHOPPING

ONDE COMPRAR


Consulte


Consulte


Consulte


Consulte


Consulte

* Os preços informados acima podem ser alterados pelos anunciantes sem aviso prévio

OUTRAS OFERTAS

 




Você ainda pode aproveitar: