ENVIE SUA SUGESTÃO

Quer ver a análise de algum produto? Envie uma sugestão!


 

SEJA UM COLABORADOR

Se você tem interesse em ser nosso colaborador e escrever para o Testado Aqui, entre em contato conosco agora.


Sony-MDR-XB400-(31)
Testado Aqui

 

1

Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook

 

 

 

Conhecida principalmente por seus computadores pessoais da marca Vaio e câmeras digitais, a Sony também se aventura no campo dos acessórios. Prova disso é o fone de ouvido MDR-XB400 que, com suas dimensões reduzidas, pode ser usado tanto conectado a um computador quanto acompanhado por um MP3 player ou um smartphone.

Tivemos a oportunidade de passar alguns dias com o fone, que foi utilizado nas mais diversas situações e ambientes, que vão de escutar músicas de variados estilos em locais com pouco ruído externo até ambientes externos como na rua ou em um shopping por exemplo. Desenvolvemos uma análise completa do produto, indicando seus pontos fortes e aqueles em ele poderia melhorar. Confira nossas impressões e, após finalizar a leitura, registre sua opinião em nossa seção de comentários.

 

Especificações técnicas

  • Driver Unit: Falantes de 30mm
  • Potência: 1000mW
  • Resposta de Frequência: 5Hz-22,000Hz
  • Impedância: 24 ohm a 1kHz
  • Sensibilidade: 100 dB/mW
  • Tipo do Fone: Supra-auricular fechado
  • Fio – Extensão e peso aproximado: Cabo duplo tipo Litz em formato Y com 1,2 metro de extensão
  • Indicado para: Headphones com tecnologia Extra Bass, com reforço dos sons graves
  • Disponibilidade de cor: Branca e Preta
  • Design: Dobrável para fácil armazenagem
  • Plugue: Plugue folheado a ouro: garantia de maior qualidade de som
  • Conteúdo da embalagem: Headphone MDR-XB400 (01); Manual de instruções (01)
  • Preço Sugerido: R$ 249,00

 

Design

No design, o MDR-XB400 não se diferencia de outros fones supra-auriculares disponíveis no mercado, o que não é exatamente ruim. Totalmente branco, o acessório só exibe alguma espécie de diferenciação de cores em um detalhe na ponta do fone na cor prata e na ponta do cabo responsável por conectá-lo a algum dispositivo. Em forma arredondada, seu visual chega a ser atraente de forma clean e sem exageros.

 
fone-MDR-XB400-imagem4

A versão que pudemos testar possui acabamento na cor branca, mas esta série encontra-se disponível à venda no site da Sony também nas cores totalmente preto ou totalmente branco. O fone apresenta dimensões reduzidas; o acessório tem almofadas que se assentam confortavelmente sobre as orelhas do usuário, sem envolvê-las totalmente. A combinação destes itens resultam em um fone de ouvido discreto que pode ser usado em público sem chamar a atenção de quem passa por você.

Um dos pontos que se destaca no MDR-XB400 é a opção por um cabo do tipo flat, que evita os famosos “nós” nos fios, bem conhecidos de quem costuma usar fones de ouvido com frequência. Além disso, o formato se mostra mais resistente do que os fios normalmente utilizados em outros acessórios, o que serve de conforto ao imaginar que qualquer puxão não será capaz de inutilizar o fone como ocorre em outros modelos. Mas ficaríamos um pouco mais satisfeitos se a extensão do cabo fosse um pouco maior.

 
fone-MDR-XB400-imagem2

Outro detalhe que chama a atenção no produto são as suas hastes flexíveis e fones giratórios, que podem ser dobrados de forma a facilitar o transporte do fone dentro de uma mochila ou case especial. Essa solução é interessante para quem utiliza o fone a todo tempo, mas poderia ficar ainda melhor caso fosse possível remover o cabo flat do aparelho no momento em que ele não está sendo utilizado.

 

Conforto e qualidade sonora

Para quem possui a cabeça um pouco maior do que o normal, o MDR-XB400 pode ser ligeiramente desconfortável. Mesmo usando a extensão total da haste do fone de ouvido, ele permanece relativamente pequeno, algo que pode provocar desconforto a alguns usuários, especialmente após longas horas de uso. Mas isto estamos dizendo de quem possui a cabeça realmente maior que o normal. Se você costuma utilizar bonés sem ter que abrir totalmente a regulagem, então não se preocupe: o fone não lhe incomodará.

Embora não preencham totalmente o espaço da orelha, as saídas de som do dispositivo se mostraram bastante confortáveis graças ao acabamento usado pela Sony. O revestimento das almofadas adotado pela empresa neste fone é firme e se mostra macio o suficiente para se adaptar rapidamente ao formato das orelhas do usuário.

 
fone-MDR-XB400-imagem3

Já em matéria sonora, o MDR-XB400 surpreendeu durante nossos testes. Embora o acessório siga a mesma linha de outros fones e privilegie os sons graves, ele faz isso de forma discreta e não há a sensação de que seus ouvidos estão sendo “martelados” enquanto você escuta sua música favorita, mesmo em um volume intenso.

O fone permite sons agudos de qualidade. Já nos tons médios é possível sentir que ficam ligeiramente “embolados”, característica que pode desapontar os audiófilos mais exigentes. Mas claro, nada que prejudique a sua música preferida. No geral, o som apresentado pelo fone é de boa qualidade.

O isolamento sonoro do MDR-XB400 se mostrou muito eficiente. Mesmo em um ambiente repleto de sons externos, não foi necessário usar mais do que uma intensidade média de reprodução para que o fone de ouvido conseguisse abafar totalmente o que acontecia ao redor — característica que evita que você “destrua” seus ouvidos devido ao uso com intensidade sonora alta.

Pra quem gosta de escutar músicas no volume mais alto possível com certeza ficará satisfeito. Embora escutar em uma intensidade maior implique na perda de determinadas frequências, não notamos qualquer espécie de distorção quando exigimos o máximo que o produto tinha a oferecer nesse sentido. Lembramos que para manter seu ouvido em perfeito funcionamento por um bom tempo, não é recomendável utilizar a intensidade máxima.

 

A grande pergunta: Vale a pena?

Após passar quase duas semanas testando o MDR-XB400, é difícil não ficar surpreso com a qualidade do fone de ouvido, lembrando que este fone não é considerado um fone de categoria premium. A combinação entre design compacto e boa qualidade sonora apresentada por ele chama a atenção.

Podemos dizer que o que deixa a desejar está relacionado a suas dimensões ligeiramente reduzidas, que não o tornam uma opção exatamente confortável para todos os tipos de pessoas. Quem possui uma cabeça um pouco maior, por exemplo, pode se sentir incomodado pelo fato de a haste do aparelho não se estender muito, o que se torna um incômodo após certo tempo de uso.

No entanto, o acessório compensa esse “defeito” ao adotar almofadas extremamente macias e que se assentam perfeitamente nas orelhas do usuário. Além de favorecer o uso contínuo do produto, essa solução também garante um bom isolamento sonoro — durante nossos testes, dificilmente tivemos que usar o dispositivo além de sua intensidade mediana para “compensar” os sons do ambiente ao redor.

 

Galeria de imagens

 


Fone de ouvido Sony MDR-XB400
8.1 Nossa Nota
Nota do Leitor 9.1 (3 votes)
Dê sua nota aqui
Prós
- Dobrável para transporte
- Cabos que impedem nós
- Ótimo isolamento de ruídos
- Não esquenta e proporciona conforto ao usar
Contras
- Pode ser desconfortável para alguns
Qualidade Sonora 8
Design e Forma 8
Conforto 9
Isolamento de Ruído 9
Custo x Benefício 7
Qualidade Sonora 0
Design e Forma 0
Conforto 0
Isolamento de Ruído 0
Custo x Benefício 0

COMPARATIVO  
FONES DE OUVIDO SONY
A Qualidade Sonora
B Design e Forma
C Conforto
D Isolamento de Ruído
E Custo x Benefício
6.4 Nossa Nota
8.3 Nota do Leitor
7
6
7
6
6
A B C D E
8.1 Nossa Nota
9.1 Nota do Leitor
8
8
9
9
7
A B C D E
8.7 Nossa Nota
9.2 Nota do Leitor
9
9
9
10
6
A B C D E

APROVEITE: SHOPPING

ONDE COMPRAR


Consulte


Consulte


Consulte


Consulte

* Os preços informados acima podem ser alterados pelos anunciantes sem aviso prévio

OUTRAS OFERTAS

 




Você ainda pode aproveitar:

 

 

  • Daniel Larusso

    Fone com excelente qualidade sonora, porém deixa a desejar na qualidade das esponjas. Com um ano começou a descascar perdendo o isolamento de ruídos externos. As alças com esgaçaram com pouco tempo de uso.

  • Marco

    Gostei do fone, porém os graves sobressaem muito, principalmente quando se escuta algo mais pro heavy metal. Como eu curto escutar um bom baixo, achei bem interessante, mas ele paca em sobressalta-los muito.

  • Pingback: Testado Aqui | Análise: Fone de Ouvido Sony MDR-ZX300()