ENVIE SUA SUGESTÃO

Quer ver a análise de algum produto? Envie uma sugestão!


 

SEJA UM COLABORADOR

Se você tem interesse em ser nosso colaborador e escrever para o Testado Aqui, entre em contato conosco agora.


carregador-solar-de-janela-(57)
Testado Aqui

 

1

Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook

 

 

 

Smartphones e sustentabilidade é a atual tendência. Então, por que não unir o útil ao agradável? É o que propõe os carregadores solares de bateria, que utilizam a luz solar para carregar o seu dispositivo móvel. Vários acessórios já estão à venda e podem ajudar naquele momento de “desespero” em que a bateria do celular acaba. Alguns deles podem até ser utilizados para decorar a sua casa.

Mas como utilizar a energia do sol? Energia solar é um termo que se refere à energia proveniente da luz e do calor do Sol. É utilizada por meio de diferentes tecnologias em constante evolução, como o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica, a energia heliotérmica, entre outras.

Tecnologias solares são amplamente caracterizadas como ativas ou passivas, dependendo da forma como captura, converte e distribui a energia solar. No caso dos carregadores solar, a alta eficiência em converter a energia solar através de silício monocristalino e silício policristalino, permite o acúmulo de energia em uma bateria interna que poderá carregar seu celular mesmo quando não houver sol.

Ficou curioso? Então mostraremos nesta análise como você poderá utilizar um carregador solar principalmente em longas viagens onde a bateria do celular não consegue durar muito tempo e assim poderá tirar suas próprias conclusões se é viável ou não possuir este gadget; não esqueça de após finalizar a leitura, registrar a sua opinião sobre o acessório na seção de comentários.

 

Características do Produto

  • Painel solar: 5.5V 110mA 0.6W
  • Capacidade de polímero bateria: 1800mAh
  • Micro entrada USB: 5V 1A
  • Saída USB: 5V 1A
  • Método de carregamento: porta USB do PC ou luz solar ou adaptador AC
  • Material: Plástico ABS
  • Tempo de carregamento: 2 horas via adaptador; 8/10 horas na luz solar direta
  • Pode carregar Iphone cerca de 80% com a bateria alimentado completa.
  • Dimensões: 11 x 11 x 1,8 centímetros
  • Peso Líquido: 155g

    Portas:

  • 1x USB
  • 1x mini USB

    Acompanha:

  • 1x Carregador Solar
  • 1x cabo USB
  • 1x Manual

 

Design, material e acabamento

Feito todo em plástico ABS, este gadget parece mais um item decorativo do que um carregador. Em formato quadrado com bordas arredondadas, o carregador solar que testamos é leve e de fácil transporte. Em uma das laterais, estão as saídas USB e mini USB e um LED para identificação dos status carregando/descarregado.

 
carregador-solar-portatil-1

Na parte inferior, encontra-se os painéis solares, que captam a energia solar e carrega a bateria interna. Ainda na parte debaixo, há uma espécie de fita dupla face de silicone com boa aderência, quer permite você fixar o gadget ao vidro do carro ou de casa como uma espécie de sucção a fim de deixá-lo carregando exposto ao sol.

 
carregador-solar-portatil-2

No kit do produto, além do carregador, vem um manual simples sem muitas explicações do funcionamento no idioma inglês, além do cabo USB com uma entrada USB e na outra ponta uma entrada mini USB. O cabo não é muito extenso, possui entre 30 e 40cm, porém é o suficiente para fixar o carregador no vidro do carro e deixar o celular no console; já em uma residência ao fixar em uma janela e deixar o celular em um banco próximo ou em uma escrivaninha, o cabo pode ser um pouco curto.

 
carregador-solar-portatil-3

 

Funcionalidades

O carregador solar de janela é leve (155g) e tem um bom tamanho (11 x 11 x 1,8 centímetros). É fácil transportá-lo sem maiores problemas em pequenas mochilas de esportes ou mochilas de uso diário. Podemos considerar um carregador de emergência multifuncional com um design elegante. Este gadget é composto com uma bateria de lítio-ion de 1800mAh recarregável de polímero que permite de forma fácil e conveniente você carregar diversos tipos de dispositivos móveis, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Como complemento às qualidades, o acessório se mostra ainda muito fácil de usar: basta conectar seu celular ao gadget via porta USB e esperar a carga ficar completa. Para energizar a bateria interna, deve-se virá-lo para cima (voltando suas placas para a luz solar) e aguardar o preenchimento da energia.

 
carregador-solar-portatil-4

Um indicador LED de status acende em vermelho quando o acessório está sendo energizado e fica apagada quando a bateria interna está com carga total. No entanto, não há nenhuma maneira de determinar a quantidade de carga restante na bateria Li-ion quando está sendo energizada ou quando está sendo consumida. A única maneira de saber se foi carregado de forma completa é verificar se o LED fica apagado após alguns segundos mesmo depois de colocar para carregar novamente. E ao ligar o acessório em algum smartphone e começar a descarregar, saberá que não possui mais energia somente quando a luz verde se apagar.

 
carregador-solar-portatil-5

Como o próprio nome diz, o carregador solar de “janela” foi desenvolvido com propósito de uso no carro ou em casa, tendo em vista que possui uma fita dupla face de boa aderência para fixação no vidro, permitindo a captação da energia solar ao longo do dia. Para viajantes aventureiros, trabalhadores que necessitam do uso diário do carro ou mesmo quem utiliza o carro esporadicamente, poderá utilizar o carregador de forma simples, apenas colando ao vidro.

 
carregador-solar-portatil-6

Da mesma maneira quem está em casa e quer economizar na conta de energia ou simplesmente colocar o celular pra carregar em algum local que não possua tomada, esse carregador solar poderá ser bem útil; vale lembrar que embora tenha saída USB e poderá utilizar qualquer tipo de conector para carregar diversos dispositivos, sua performance não permite carregar alguns tipos de aparelhos, conforme veremos mais abaixo.

Mesmo sua principal função sendo um carregador de janela, é possível também para uso diário, naqueles momentos onde não temos uma tomada por perto, afinal de contas, já que o aparelho possui uma bateria interna é possível recarregar seu celular ou MP3 até mesmo dentro da sua mochila, sem a necessidade de expor o carregador ao sol – claro que pra isso as baterias precisam estar carregadas previamente.

 

Desempenho

O mercado de carregadores solares parece ter observado a obsessão moderna com smartphones e tablets. Por esse motivo, hoje em dia é fácil você encontrar nas lojas, muitos dos painéis e carregadores com uma ou duas portas USB, por vezes, com diferentes classificações de amperagem (2,1 ampères para um tablet, 1,3 ampères para o seu telefone). Justamente por esta razão que você deve atentar na hora de adquirir seu carregador solar: se ele servirá a sua necessidade.

Os carregadores solares embora muito úteis e simples de utilizar, precisam de tempo para carregar seu equipamento e isso depende da energia solar e também se o gadget possuir uma bateria interna para facilitar o processo. Na prática, entretanto, o carregador solar de janela que testamos se mostrou pouco prático. Isso porque demora um bom tempo para se energizar, tanto via energia solar, quanto via USB. Quando finalmente está 100% cheio, é hora de sentar e esperar o acessório carregar o seu dispositivo móvel – e é aí que entra a questão: dependendo do aparelho, o carregador não conseguirá carregá-lo 100%.

Nos testes que realizamos no período de 1 mês, o aparelho várias vezes ficou sob forte luz solar por horas para atingir sua capacidade total de armazenamento de energia em sua bateria interna. A média de horas para carregar via energia solar chegou a 13 horas; por vezes com a intensidade do sol mais fraca essa média atingiu 15 horas. Fugindo um pouco do seu propósito que é o carregamento via energia solar, o carregador possui também uma entrada mini USB que pode ser utilizada para carregar a bateria interna; basta você ligar um cabo USB em um computador e a outra ponta no carregador. Nesse método, o tempo médio de carregamento total pode diminuir para 6 a 7 horas.

Já no recarregamento de gadgets, a velocidade é a mesma de quando se resolve alimentar a bateria de algum eletrônico: lenta. O smartphone Samsung Galaxy S3 I9300, que em uma tomada é energizado em aproximadamente 60 minutos, com o carregador solar precisou de algumas horas para carregar; porém ainda entra outra questão: nos testes realizados, a bateria interna do carregador solar só teve energia suficiente para carregar o smartphone por 3 horas, ou seja, com o Samsung S3 ligado e carregando, o carregador solar somente conseguiu preencher 70% da carga do aparelho. Já com o mesmo desligado, este número chegou aos 90%, com duração de 3 horas e meia.

Portanto é aconselhável que se faça o teste do produto antes de comprá-lo. Assim, o usuário saberá exatamente quanto tempo leva para carregar o que quer que seja e quanto dura a bateria. Para emergências ou para usuários que passem dias longe de tomadas, que convivam com constantes apagões ou que estejam se preparando para o apocalipse zumbi, pode ser uma escolha interessante e útil.

E após os testes realizados e os tempos de carregamentos avaliados, fica a pergunta? Carregador solar portátil é viável? A resposta é: depende muito da sua necessidade de uso. Imagine o propósito desse gadget em especial que foi projetado para estar fixo em uma janela, seja de casa ou do carro; ele estará constantemente sob a luz solar e carregando sua bateria interna a todo momento. Então seus aparelhos mesmo que não chegam a ser energizados com carga completa, mais um período de exposição no sol será o suficiente para o carregador solar conseguir preencher a carga completa do seu aparelho celular.

 

Como avaliar o desempenho de um carregador solar?

Um painel de 4 ou 5 watts funciona muito bem para pequenos dispositivos portáteis, como um telefone celular ou mp3 player mais simples. No entanto, muitos telefones inteligentes como o iPhone (especialmente os modelos mais recentes) são extremamente necessitados de energia – quase tanto como um iPad ou tablet. Em geral, você precisará de pelo menos um painel de 7 watts para ter certeza de que você pode carregar por completo telefones mais inteligentes.

Agora se a ideia é começar a usar gadgets com um elevado consumo energético como um iPad, ou você quer carregar vários dispositivos ao mesmo tempo, será necessário adquirir carregadores mais potentes. Em geral, você vai precisar de um painel com pelo menos 15 watts de potência. Se você quiser começar a carregar laptops, você quase certamente precisa de uma bateria e um inversor. E se você quiser carregar dispositivos AC, você está agora em uma nova categoria. Agora, precisará de um painel muito potente ​​(mais de 25 watts, uma bateria e um inversor DC-AC).

Alguns dispositivos de carregamento solar incluem uma bateria interna de modo que você pode deixar o acessório sem supervisão (com exceção de alguns ajustes de ângulo ao longo do dia) no sol por horas a fio, carregar a bateria e, em seguida, conectar os seus dispositivos à noite para carregá-los. Isto parece a situação ideal; infelizmente, a realidade é um pouco diferente. Estes dispositivos acabam se tornando inúteis dependendo da sua necessidade e utilidade. Os painéis solares são muitas vezes pequenos e seus painéis solares fracos, o que aumenta grandemente a quantidade de tempo de carregamento de energia ao sol; as baterias são muitas vezes menos eficiente em carregar o seu dispositivo, ou geralmente de má qualidade. Alternativamente, você pode carregá-lo em casa, em uma tomada comum, mas mesmo isso leva de 6 a 7 horas.

 

Destaques

Ao seu modo, o carregador solar portátil de janela traz alguns destaques que podem ser levados em consideração na hora da compra; a praticidade é uma delas. Fácil de usar, o acessório não tem segredo nenhum mesmo para quem nunca utilizou um aparelho assim: basta deixá-lo no sol por algumas horas e depois ligar o cabo USB em seu smartphone e pronto, ele começará a carregar.

Essa praticidade toda, se deve a bateria interna presente no gadget, outro fator que vale ser levado em consideração. Com o recurso da bateria interna, você pode deixar o acessório no sol o dia todo carregando a bateria e usar a noite quando tiver necessidade, ou então mesmo durante o dia, caso precise de uma carga mais rápida.

E para facilitar seu uso, o carregador é super portátil. Além de fino ele é super leve, pesando apenas 155g, possibilita você levar para qualquer lugar, tendo em vista que sua finalidade é para uso em janelas seja do carro ou de casa, já que em sua parte inferior há uma fita adesiva de silicone que permite criar uma sucção com o vidro e deixá-lo exposto ao sol de forma constante.

 

Poderia ser melhor

Embora o gadget testado tenha em sua característica um painel solar de menor potência e não conseguir carregar um smartphone em um tempo considerado interessante para a maioria, esse não é um ponto fraco; vale lembrar que essa é a característica desse produto e se houver a necessidade de carregar aparelhos mais rápidos ou em maior quantidade de vezes, há necessidade de adquirir outro tipo de gadget.

Neste acessório o que notamos que poderia ser melhor é a identificação de carga da bateria, seja carregando ou descarregando. Os leds presente no carregador solar portátil somente indicam quando a bateria está totalmente descarregada (vermelho) ou quanto está totalmente carregada (verde). Não há como identificar quanto tempo de energia ainda há na bateria quando se está carregando um smartphone por exemplo ou quanto tempo de carga falta para terminar de carregar a bateria interna.

 

A grande pergunta: vale a pena?

O carregador solar de janela se mostrou uma maneira interessante de aproveitar o poder do sol para carregar alguns dispositivos móveis. Contudo seu fraco painel solar faz com que o tempo para carregar a bateria interna via energia solar seja muito grande (cerca de 10 a 15 horas), podendo desagradar alguns.

Projetado para ser utilizado em janelas, o gadget é super leve e fino e isso pode auxiliar quem utiliza o carro com frequência e permanece no sol o dia todo ou mesmo se você deixa na janela de casa durante o dia e a noite utilizar para carregar seu smartphone. Nestas duas ocasiões o acessório pode ser útil, porém se a sua ideia é utilizá-lo para carregar diversos dispositivos móveis a todo instante, essa não será uma boa escolha.

Com preço variando entre R$ 80,00 e R$ 120,00, o carregador solar funciona e pode ser útil em diversas ocasiões. Porém se vale a pena ou não adquirir, será necessário você avaliar a sua necessidade de uso e se poderá esperar o tempo necessário para carregamento da bateria interna para utilizá-lo, lembrando que pode ser feito através de energia solar ou via USB.

 

Galeria de Fotos

 


Carregador Solar de Janela com 1800mAh de bateria
5.4 Nossa Nota
Nota do Leitor - (0 votes)
Dê sua nota aqui
Prós
- Compatível com diversos gadgets
- Fita dupla face com boa aderência
- Leve e portátil
Contras
- Demora para energizar outros gadgets
- Leva tempo para preencher sua própria bateria
Design e Forma 7
Material e Acabamento 6
Funcionalidades 5
Desempenho 4
Custo x Benefício 5
Design e Forma 0
Material e Acabamento 0
Funcionalidades 0
Desempenho 0
Custo x Benefício 0


APROVEITE: SHOPPING

ONDE COMPRAR


R$ 129,90


Consulte


Consulte


Consulte

* Os preços informados acima podem ser alterados pelos anunciantes sem aviso prévio

OUTRAS OFERTAS

 




Você ainda pode aproveitar: